• Tempo para planear
    Depois de comprar o terreno, tem até
    2 anos para iniciar a construção da casa.
  • Período de carência
    Durante o tempo em que decorre o
    empréstimo, só paga os juros.
  • Incluído no Crédito Habitação
    O valor do terreno pode ser incluído no crédito para construção da casa.

O Crédito Terreno ajuda-o a financiar a compra do terreno para construir a sua nova casa. Tem 2 anos para iniciar a construção, período durante o qual paga apenas os juros decorrentes do empréstimo. Desta forma, terá tempo para tratar tranquilamente do planeamento das obras, com prestações mensais reduzidas.

Como funciona?

Decida quanto precisa para comprar o terreno. Tem até 2 anos para iniciar a construção da casa. Até à data da escritura, só paga os juros do capital emprestado.

  • Total do Empréstimo
    Até 60% do menor dos seguintes valores:
    avaliação do terreno ou aquisição
  • Taxa de juro
    Taxa Fixa de 7,5%(1)
  • Prazo de pagamento
    até 2 anos
  • Período de carência
    Durante a vigência do empréstimo

O reembolso do empréstimo ocorre no final dos 2 anos ou na data da escritura da casa. O valor do empréstimo pode ser incluído no crédito para construção da casa.

her
A Joana quer comprar um lote
na mesma rua dos seus pais.
Precisa de 150 000€. Tem até 2 anos para preparar o projeto da casa e, durante esse período, ou até à escritura, só paga os juros.
Prestação mensal: 937,50€/mês (1) TAN de 7,5%, só paga juros O Capital é pago na última prestação.

Como pedir o Crédito Terreno?

Pedir o Crédito Terreno é tão simples como seguir estes três passos:
  1. 1
    Reúna a documentação necessária
    Irá precisar da documentação do terreno e o contrato de promessa de compra e venda do terreno, entre outros.
    • Consulte a lista completa da documentação necessária e onde pode obtê-la.
  2. 2
    Dirija-se a um Balcão
  3. 3
    Agende a avaliação
    Se reunir as condições exigidas, será contactado por um dos nossos gestores para agendarmos a avaliação.
  4. 4
    Aguarde pela resposta
    Concluídos estes formalismos solicitados pelo Banco, e após a aprovação do crédito, será possível marcar a escritura e poderá, finalmente, comprar o terreno.
Seguro obrigatório
O Crédito Terreno requer a contratação de um seguro de vida. Conheça a nossa oferta:
SuperLinha 707 21 24 24 Atendimento automático 24h
customer support Atendimento personalizado
Das 8h às 23h, todos os dias.

Saiba mais sobre...

  • Documentação necessária para pedir o Crédito Terreno
    Reúna a seguinte documentação do imóvel:
    • Contrato de Promessa de Compra e Venda do terreno
      Vendedor
    • Comprovativo da Câmara com a Viabilidade de Construção do terreno ou Alvará
      de Loteamento
      Câmara Municipal
    • Planta de Localização com o terreno em causa assinalado
      Câmara Municipal
    • Cópia simples da Certidão de Registo Predial do Terreno
      Conservatória do Registo Predial
  • Condições do terreno para ser abrangido pelo Crédito Terreno

    O terreno deve ser considerado pela Câmara Municipal como sendo viável para construção (ver Documentação Necessária), neste caso,
    da 1ª ou 2ª habitação, do Cliente que pede o Crédito.

  • Como é amortizado o capital

    O Crédito Terreno não prevê a amortização parcial do capital emprestado. Ao longo do período do crédito, só paga os juros.

    A amortização do capital ocorre integralmente aquando da escritura do Crédito Habitação ou no final dos 2 anos (se até esta data ainda não tiver ocorrido a escritura).

  • Incumprimento de Crédito

    Informação sobre o incumprimento de contratos de crédito e a rede extrajudicial de apoio

    Riscos do endividamento excessivo

    As prestações do crédito constituem encargos regulares do orçamento familiar dos clientes bancários. É essencial que o cliente bancário pondere previamente se tem capacidade financeira para assegurar o pagamento das prestações decorrentes dos empréstimos que pretende contratar.

    Para mais informação sobre gestão do orçamento familiar consulte o portal Todos Contam.

    Risco de incumprimento?

    O incumprimento das responsabilidades de crédito ocorre quando o cliente bancário não paga na data prevista uma prestação do contrato de crédito que celebrou.

    Os clientes com créditos em situação de incumprimento ficam sujeitos a penalizações e os seus bens podem ser penhorados.

    O cliente bancário deve ter uma atitude preventiva, antecipando uma eventual situação de incumprimento. Caso antecipe dificuldades no pagamento dos seus encargos, deve alertar prontamente a instituição de crédito.

    Se o cliente bancário comunicar que tem dificuldades no pagamento dos seus encargos, a instituição de crédito está obrigada, por força do Decreto-Lei n.º 227/2012, de 25 de Outubro, a avaliar o seu risco de incumprimento. A instituição de crédito deverá propor soluções para evitar o incumprimento do contrato de crédito, sempre que viável.

    Para informar o BANCO SANTANDER TOTTA, S.A. da existência de dificuldades no pagamento dos seus encargos, poderá dirigir-se ao seu Balcão. Caso necessite de informações adicionais, por favor utilize o endereço: prevencaoegestaodeincumprimento@santander.pt

    PERSI

    O PERSI – Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento, criado pelo Decreto-Lei n.º 227/2012, de 25 de Outubro, visa promover a regularização de situações de incumprimento através de soluções negociadas entre o cliente bancário e a instituição de crédito.

    As instituições de crédito estão obrigadas a integrar os créditos em incumprimento em PERSI entre o 31.º e o 60.º dia após a ocorrência do incumprimento. As instituições de crédito também estão obrigadas a iniciar o PERSI logo que se verifique o não pagamento de uma prestação, nos casos em que o cliente bancário tenha alertado para o risco de incumprimento.
    O cliente bancário com crédito em incumprimento pode solicitar em qualquer momento a integração imediata desse crédito em PERSI.
    Nos 5 dias seguintes ao início do PERSI, o cliente bancário será informado desse facto, bem como dos seus direitos e deveres no âmbito deste procedimento.

    Rede de apoio ao cliente bancário

    Os clientes bancários com créditos em risco de incumprimento ou em atraso no pagamento das suas prestações podem obter informação, aconselhamento e acompanhamento junto da rede extrajudicial de apoio ao cliente bancário, a título gratuito.
    A rede de apoio ao cliente bancário é constituída por entidades habilitadas e reconhecidas pela Direcção-Geral do Consumidor.
    Para mais informações sobre a rede de apoio, consulte o Portal do Consumidor.

    Para outras informações sobre os regimes relativos ao incumprimento de contratos de crédito consulte o seu Balcão ou o Portal de Cliente Bancário e o portal Todos Contam.

  • Código de Conduta Voluntário

    O Banco Santander Totta aderiu ao Código de Conduta Voluntário sobre informações a prestar antes da celebração de contratos de Crédito Habitação a 1 de março de 2002.

Notas

  1. (1)TAE e TAER de 8,520%. Exemplo para um crédito de 150 000€, com relação financiamento/garantia de 60% e prazo de 2 anos.

TAE calculada de acordo com o Decreto-Lei 220/1994, e inclui o prémio de Seguro de Vida considerando um titular de 30 anos. Comissão de reembolso antecipado no valor de 2% sobre o montante liquidado.

Crédito sujeito à aprovação casuística do Banco.