empresas

Marketing de afiliados: um guia para iniciantes

07 mai 2024 | 7 min de leitura

Procura formas de ganhar dinheiro online? Se não tem um produto para vender, mas gosta de escrever ou tem boa presença nas redes sociais, o marketing de afiliados pode ser uma boa ideia para si.

senhora muito concentrada em frente a um computador

Provavelmente não vai ficar rico num curto período de tempo. Mas, com dedicação e as estratégias certas de marketing de afiliados, pode alcançar bons resultados. Por isso, o primeiro conselho é informar-se sempre sobre as empresas com quem considera trabalhar e nunca dar dinheiro em troca de receber tarefas. Descubra, neste artigo, como entrar no mundo do marketing de afiliados de forma séria e assim aumentar os seus rendimentos.

 

 

O que é o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma estratégia de vendas em que uma empresa recorre a uma entidade externa para promover os seus produtos online. Por exemplo, quando vê, nas redes sociais, a indicação de “Post patrocinado”, está perante um exemplo de marketing de afiliados.

 

Para a empresa que lançou o produto ou serviço no mercado, o marketing de afiliados funciona como um canal extra de publicidade. Para o afiliado que se torna numa espécie de embaixador da marca, representa uma fonte de rendimento, já que recebe uma comissão por cada objetivo comercial que ajuda a alcançar.

 

 

Como funciona o marketing de afiliados?

Podemos resumir o funcionamento do marketing de afiliados em cinco passos essenciais:

 

1. Os criadores dos produtos ou serviços lançam um programa de afiliados

 

2. Quem está interessado em ser afiliado, submete a sua candidatura

 

3. Quando os interesses de ambos são compatíveis, o criador entrega ao afiliado um link que pode ser monitorizado

 

4. O afiliado promove o link nos seus canais de comunicação

 

5. Por cada objetivo de venda ou de divulgação cumprido através desse link, o afiliado ganha uma comissão.

 

 

Como se faz o rastreamento do link?

A resposta está nos cookies: pequenos arquivos de texto que são automaticamente guardados quando visita um site.

 

Vamos a um caso prático: está a ler uma receita na Internet e clica num link de afiliado que o leva para outra página, onde pode comprar um determinado ingrediente. Ao clicar nesse link, o seu dispositivo móvel armazena um cookie.

 

Se concluir a compra enquanto o cookie estiver ativo, o vendedor e o afiliado saberão que chegou à loja online através do conteúdo do afiliado e, assim, o afiliado recebe a comissão.

 

 

Como ganhar dinheiro com o marketing de afiliados?

A comissão do afiliado tem origens diferentes, dependendo dos objetivos acordados. Conheça as métricas mais comuns.

 

  • Por clique: cada vez que um utilizador clica em publicidade exposta nas redes sociais, blog ou site do afiliado

 

  • Por ação: quando o utilizador faz alguma ação específica, como um registo ou pedido de orçamento

 

  • Por venda: quando o link que o afiliado partilha gera vendas

 

  • Por visualizações ou impressões: cada vez que um utilizador é impactado pela publicidade da marca nos canais do afiliado.

 

 

Vantagens e desvantagens do marketing de afiliados

O marketing de afiliados permite que o criador de um produto ou serviço aumente a sua audiência e, potencialmente, as suas vendas, sem precisar de investir tanto dinheiro como aconteceria com publicidade tradicional. Por sua vez, o afiliado também tem muitas vantagens para aproveitar. Mas é preciso não esquecer que o sucesso não é imediato. Conheça os prós e os contras do marketing de afiliados.

 

 

Prós

 

  • Baixo investimento. A criação, produção e entrega do produto ou serviço ficam a cargo do vendedor, não do afiliado

 

  • Simplicidade operacional. O afiliado não tem responsabilidades sobre as devoluções nem em questões de apoio ao cliente, tendo apenas de se concentrar na divulgação dos produtos

 

 

  • Fácil de começar. Tudo começa com um formulário de adesão a uma plataforma de marketing de afiliados.

 

 

Contras

 

  • Competição. Os afiliados lutam pela atenção do utilizador num oceano de conteúdos

 

  • Rendimento variável. Se pretende fazer do marketing de afiliados a sua ocupação principal, tenha em conta que não terá um salário fixo

 

  • Conhecimentos de marketing. Para ter sucesso, é preciso ter competências digitais fortes e conhecer bem os meandros do marketing

 

  • Pagamento não imediato. Algumas plataformas pagam apenas quando alcançar um certo valor de comissões.

 

 

Como começar?

Pense num nicho de mercado, depois encontre programas de afiliados nesse nicho. Se for apaixonado por viagens, por exemplo, pesquise no Google “viagens programa de afiliados” e analise os resultados. Escolha o que mais se adequa a si e comece a criar o seu conteúdo.

 

Para um início mais eficaz, siga estas dicas.

 

1. Faça reviews de produtos e serviços no seu site, blog ou redes sociais, sempre tendo em atenção a relevância do conteúdo e as palavras-chave mais procuradas pelos utilizadores

 

2. À medida que a sua comunidade crescer, crie uma lista de e-mails para a qual possa enviar novidades, contendo links para produtos da forma mais natural possível

 

3. Aproveite o marketing de afiliados no Facebook e Instagram, onde as estatísticas demográficas fornecidas lhe permitem criar conteúdo mais segmentado

 

4. Se chegar a um nível em que tem algum orçamento disponível, pode ser interessante investir em anúncios do Google, bem como no patrocínio de publicações no Facebook e Instagram, mas faça-o apenas em consciência e sem nunca comprometer o seu orçamento

 

5. Por último, não corra riscos desnecessários: garanta que desenvolve o seu negócio de marketing de afiliados dentro da lei, declarando os seus rendimentos.

 

Caso se aplique ao seu caso, e precise saber como declarar os seus rendimentos como trabalhador por conta própria, consulte o portal oficial ePortugal.GOV ou o site da Segurança Social.

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

Canto produtos e serviços bancários para empresas

Abra conta 100% online

Escolha a conta que precisa para gerir o seu negócio.

Abrir conta para empresas Abrir conta para empresas

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).