Conta Solidária Incêndios Pedrógão Grande

De modo a apoiar as vítimas dos incêndios que ocorreram na zona de Pedrógão Grande, o Santander Totta criou uma Conta Solidária cujos montantes recolhidos serão destinados a fazer face às necessidades das vítimas, contribuindo para que possam retomar as suas vidas o mais rapidamente possível.

O Santander Totta avançou com um donativo de 500 000€ na conta e foram ainda angariados 73 479,80€ através da contribuição de mais de 1 500 pessoas. A Conta Solidária esteve aberta durante 7 dias, período disponível por Lei para angariação de fundos.

Os 500 mil euros de donativo do Banco foram destinados ao fundo de iniciativa governamental REVITA, um fundo criado para gerir os donativos entregues.

As verbas recolhidas junto de Clientes e Colaboradores foram entregues em partes iguais à Cruz Vermelha Portuguesa e à União das Misericórdias para projetos desenvolvidos por estas duas organizações no apoio às pessoas afetadas pelos incêndios.

Conta Solidária Incêndios Pedrógão Grande

Apoio à Orquestra Geração

A Orquestra Geração é um projeto centrado no desenvolvimento social através da música que tem como objetivo o desenvolvimento de orquestras infantis e juvenis em escolas do 1º, 2º e 3º ciclo. Através deste programa pretende-se contribuir para um crescimento mais harmonioso das crianças e jovens, alargando as suas perspetivas de vida e promovendo uma maior mobilidade social.

O programa surgiu em 2007 sob a responsabilidade pedagógica da Escola de Música do Conservatório Nacional, e foi implementado em diferentes agrupamentos de escolas e comunidades de vários concelhos de Lisboa. Atualmente está implantado em 17 escolas oficiais na zona metropolitana de Lisboa e 3 em Coimbra. São escolhidos territórios educativos de intervenção prioritária, como por exemplo Cova da Moura, Apelação, Miradouro de Alfazina ou Ameixoeira.

O Santander Totta apoia a Orquestra Intermunicipal Geração do Atlântico (OIGDA), que integra alunos dos conselhos de Oeiras, Sintra e Sesimbra.

Associação Raríssimas

Assinámos um protocolo com a Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras (Associação Raríssimas), através do qual apadrinhamos e comparticipamos as despesas de saúde de dois utentes da Casa dos Marcos, ao longo de cinco anos, no âmbito do projeto “Olha Por Mim”.

A associação presta apoio a jovens e a adultos portadores de patologias raras, com diferentes graus de autonomia e funcionalidade, e com necessitadas especificas que não conseguem satisfazer sem ajuda.

Associação Raríssimas

Associação Salvador

Apoiamos um programa de empregabilidade para pessoas com deficiência motora, desenvolvido pela Associação Salvador, que tem como objetivo promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.

As iniciativas desenvolvidas neste programa incluem orientação profissional, ações de formação para desenvolvimento de competências, prospeção de ofertas de emprego e acompanhamento de entidades empregadoras nos processos de recrutamento.

Junior Achievement

Temos um acordo de colaboração com a Junior Achievement para que os nossos colaboradores, em conjunto com outras empresas, sejam voluntários a lecionar aulas em escolas de todo o país, para abordar temas de empreendedorismo, cidadania, economia, ética e educação financeira.

Junior Achievment
APSA

Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA)

Apoiamos a APSA e os seus objetivos de promover a integração social das pessoas com Síndrome de Asperger (SA), contribuindo assim para uma sociedade integrante da diferença, através da oferta de estágios em diferentes áreas do Banco a pessoas com SA. O Santander Totta foi recentemente distinguido na 1ª edição dos Prémios APSA - Empresas Recetivas.

Promoção de um estilo de vida saudável

Apoiamos algumas das mais emblemáticas provas de atletismo do país, como a Meia Maratona Internacional de Lisboa, a Meia Maratona do Porto ou a Meia Maratona de Lisboa.

Meia Maratona
Acreditar

Angariação de fundos em favor da Acreditar

No Natal de 2016, lançamos junto dos nossos colaboradores a campanha “Ajude a confortar quem mais precisa”, que teve como objetivo apoiar a associação Acreditar. Através da compra de etiquetas para as prendas de Natal e de blocos os nossos colaboradores, familiares e amigos contribuíram para equipar três salas da Casa Acreditar do Porto, que proporciona alojamento às crianças com cancro e suas famílias durante o período de tratamento. Por cada kit etiquetas ou blocos de notas que os colaboradores adquiriram, duplicámos o valor.

Novas instalações do Hospital de Dia da Pediatria do IPO de Lisboa

No âmbito da campanha interna de angariação de fundos “Dê mais valor ao seu presente”, o Banco e os colaboradores ajudaram à melhoria as instalações do Hospital Pediátrico, com a doação de 30 mil euros. A requalificação do hospital de dia pediátrico permitiu melhorar as condições de trabalho dos profissionais e as condições assistenciais aos mais pequenos. O espaço, além de mais bonito, graças ao trabalho plástico de uma voluntária no Serviço de Pediatria do IPO, contempla três novos postos de tratamento e permite garantir mais privacidade a crianças pequenas e a adolescentes.

IPO
Missão País

Missão País

Apoiamos a Missão País 2017, um projeto constituído por jovens universitários voluntários que dão apoio a populações locais. A Missão País organiza e agrega desde 2003 missões voluntárias universitárias em várias faculdades de Portugal, que dão apoio em diversas instituições locais como lares, hospitais, escolas, ATL’s, ou Santa Casa da Misericórdia. Estas Missões vão ainda “porta-a-porta”, em pequenos grupos, com o intuito de ajudar as pessoas nas suas tarefas diárias ou simplesmente fazer companhia. Em 2017 inscreveram-se 2.300 voluntários em 46 missões distribuídas por todo o País (35 no sul e 11 no Norte) que vão atuar em 82 comunidades locais.

Fundação Portuguesa de Cardiologia

No âmbito da nossa política de responsabilidade social e de promoção de um estilo de vida saudável, o Banco associou-se à Fundação Portuguesa de Cardiologia numa iniciativa de promoção da saúde cardiovascular. Através desta ação de informação e sensibilização, que decorre em maio, o “Mês do Coração”, disponibilizamos aos nossos Clientes e Colaboradores a possibilidade de realizar um rastreio cardiovascular e de receber aconselhamento em vários Balcões da nossa rede. Estes rastreios são realizados por equipas constituídas por enfermeiros e nutricionistas, que fazem uma avaliação técnica e estão aptas para dar aconselhamento nutricional.

IPO

Outros projetos

  • Novo
    Futuro
    Poupanças elevadas, tranquilidade assegurada

    Apoiar crianças
    e jovens em risco

    Apoiamos a Associação Novo Futuro. Esta tem como tarefa providenciar nos seus lares residenciais cuidados físicos, emocionais e sociais a crianças e jovens, privados de meio familiar seguro.

  • Fundação
    CEBI
    Poupanças elevadas, tranquilidade assegurada

    Apoiar pessoas
    em risco

    Somos membro fundador da Fundação CEBI, desde 1995. A fundação dirige a sua atividade para crianças, jovens, idosos e famílias, com particular atenção aos mais desfavorecidos.

  • Canto
    Solidário
    Poupanças elevadas, tranquilidade assegurada

    Apoiar instituições
    de carácter solidário

    Disponibilizamos, na nossa sede, um espaço onde as instituições de solidariedade social podem apresentar os seus projetos e iniciativas, podendo angariar o apoio e o voluntariado dos nossos colaboradores.

Testemunhos de voluntariado dos nossos colaboradores

Poupanças elevadas, tranquilidade assegurada

Filomena Saraiva (Voluntária da Acreditar e do Banco Santander Totta) com algumas das voluntárias do Banco envolvidas nesta ação.

“Os colaboradores do banco respondem sempre, e de forma surpreendente, às ações de angariação de fundos para a Acreditar. Aproveitámos o Dia Internacional da Criança com Cancro para sensibilizar todos, distribuíndo documentação alusiva ao dia e venda de merchandising da Instituição no Canto Solidário. Com uma felicidade contagiante, vêm-se os produtos a desaparecer e o objetivo da ação a ser cumprido. São momentos como este que me fazem seguir o caminho da ajuda ao próximo, com a certeza que tenho na palavra “sim”, quando chegar o dia de chamada para a próxima ação de voluntariado a desenvolver no Banco.

Não tenho qualquer dúvida, no Banco Santander Totta “Somos Solidários.”