• Grátis
    Sem custos de adesão.
    Sem custos de carregamento.
  • Seguro
    Não necessita de dados bancários.
    Tem PIN e limite de montante diário.
  • Simples
    Compras e transferências numa só app
    usando o número de telemóvel.

Como funciona?

Este serviço permite ao Cliente associar os seus cartões bancários (crédito e débito) ao seu número de telemóvel e assim pagar as suas compras ou fazer transferências de forma simples, rápida e segura através do seu smartphone ou tablet.
  • Compras
    1. 1
      Solicite o pagamento por MB WAY

      Nos comerciantes aderentes, indique que pretende pagar com MB WAY. Ser-lhe-á solicitado o seu número de telefone.

    2. 2
      Indique o seu número de telemóvel

      Indique o seu número de telemóvel ao comerciante e aguarde pela indicação do pagamento pendente na app MB WAY.

    3. 3
      Aprove o pagamento

      Uma vez recebida a indicação do pagamento pendente na app MB WAY, aprove esse pagamento, escolha o cartão com que quer pagar e introduza o seu PIN.

  • Transferências imediatas
    1. 1
      Indique os dados da transferência

      Escolha o cartão do qual quer transferir e o contacto do destinatário.

      • Para poder efectuar a transferência, é necessário que o ordenante e destinatário sejam ambos aderentes ao serviço MB WAY.
      • Se o destinatário ainda não for aderente ao MB WAY, recebe um SMS informando que tem uma transferência a seu favor pendente, dispondo de 24 horas para aderir ao serviço. Caso não adira ao MB WAY no prazo de 25 horas, a transferência não é efectuada.
    2. 2
      Indique o montante e um descritivo

      O montante das suas transferências através do MB WAY está limitado a 2 500€ por mês. Cada transferência não pode exceder 750€. O número máximo de transferências para o mesmo destinatário está limitado a 20 por mês ou a 2 500€ por mês.

    3. 3
      Indique o PIN

      Para confirmar a transferência, escreva o seu PIN MB WAY na app. A sua transferência está concluída, sendo enviada uma notificação ao destinatário.

      • O montante transferido fica disponível assim que o receptor da transferência a aceitar na sua app MB WAY.
  • MB Net

    Também poderá utilizar a app MB WAY para criar cartões MB NET. São gerados cartões virtuais MN NET para que possa fazer as suas compras com total segurança.

    1. 1
      Escolha a opção Gerar Cartão

      No ecrã inicial da app MB WAY, escolha a opção Gerar Cartão.

    2. 2
      Configure o cartão MB NET

      Indique o tipo de cartão pretendido (’Compra única’ ou ‘Cartão comerciante’ para várias compras), o montante associado ao cartão e a validade do cartão se escolheu o ‘Cartão comerciante’. Pode também dar um nome ao cartão.

    3. 3
      Indique o PIN

      Para terminar a geração do cartão MB NET, indique o seu PIN MB WAY na app. O cartão MB NET é imediatamente gerado. Pode utilizar os dados do cartão MB NET para fazer as suas compras em segurança.

  • Levantamentos
    1. 1
      Escolha a opção Levantar Dinheiro e gere um código no MB WAY

      No ecrã inicial da app MB WAY, escolha a opção Levantar Dinheiro.

    2. 2
      Pressione a tecla verde no MULTIBANCO

      Introduza o código de Levantamento e prima a tecla verde.

    3. 3
      Levante o dinheiro

Como aderir?

Para aderir ao MB Way, deve associar o seu número de telemóvel ao seu cartão bancário através do Multibanco. Antes de iniciar o processo de adesão deve conferir que:
  • Possui um cartão de crédito ou de débito emitido pelo Banco Santander Totta;
  • Tem acesso à Internet.

Veja no vídeo seguinte como aderir:

  1. 1
    No Multibanco, selecione a opção MB WAY
  2. 2
    Indique o número de telemóvel
    Insira o número de telemóvel que pretende associar ao cartão bancário e defina o seu PIN MB WAY.
  3. 3
    Instale a app no seu dispositivo
    Faça download e instale da app no seu smartphone ou tablet (disponível para Android, iOS e Windows).
  4. 4
    Ative o MB WAY
    Insira os seus dados de adesão (número de telemóvel e PIN). Irá receber um SMS com o código de ativação, o qual deve indicar na app MBWAY para terminar o processo de ativação.
    • No Banco Santander Totta queremos que utilize as novas tecnologias de forma consciente e informada, privilegiando a sua segurança. Assim, recomendamos que defina sempre um código de desbloqueio do seu dispositivo móvel e um código de acesso à App MB WAY, mitigando, desta forma, o risco de uso indevido.

Com a solução de segurança MB NET integrada no MB WAY, fazer compras online é ainda mais fácil. Utilize o MB NET na app MB WAY para gerar cartões virtuais e faça as suas compras com total segurança.

Saiba mais sobre o MB NET aqui

Saiba mais sobre o serviço MB WAY

Informe-se detalhadamente sobre as características e condições de acesso deste Serviço em www.mbway.pt.

SuperLinha +351707 21 24 24 Atendimento automático 24h
customer support Atendimento personalizado
Das 8h às 23h, todos os dias.

Saiba mais sobre...

  • O serviço MB WAY
    O que é o MB Way?

    O MB Way é a primeira solução interbancária que permite fazer compras e transferências imediatas através de smartphone ou tablet. Basta aderir ao serviço num MULTIBANCO, associar um cartão bancário ao seu número de telemóvel e definir seu PIN MB Way de 6 dígitos e já está. Simples, cómodo e rápido.

    Quais as vantagens MB Way?

    Se for um utilizador do serviço, o MB Way garante simplicidade e rapidez uma vez que só necessita de utilizar o seu número de telemóvel e PIN MB Way para fazer as suas compras. É também um serviço que irá proporcionar uma maior comodidade, podendo ser utilizado a qualquer hora e em qualquer lugar.

    A segurança também está garantida, porque nunca há partilha de dados bancários entre o consumidor e o comerciante. Além disso, todas as operações são validadas com o PIN MB Way e as compras têm um limite diário. Adicionalmente, o MB Way não requer carregamentos, não tem custos de adesão e permite utilizar cartão de débito.

    Quais são os comerciantes aderentes?

    A lista de comerciantes aderentes está constantemente a crescer. Consulte lista completa de comerciantes aderentes na área de Comerciantes Aderentes do site do MB Way.

    Quais as principais diferenças entre o MB Way e o MB NET?

    O MB NET é um serviço que permite efectuar compras com segurança em qualquer loja online que aceite cartões de marca VISA, MasterCard ou AMEX. Em vez dos dados reais do cartão de débito ou de crédito, são utilizados dados de um cartão temporário (requer adesão prévia no Multibanco ou nos canais do Banco).

    O MB Way permite efectuar compras e transferências imediatas através de smartphone ou tablet utilizando apenas o número de telemóvel e o PIN MB Way.

    A app MB Way já permite gerar cartões temporários MB NET.

    Qual a diferença entre “Adesão ao MB Way” e “Adicionar Novo Cartão” no MULTIBANCO?

    A “adesão” é necessária para passar a usar o serviço. Saiba mais na área de adesão do site MB Way.

    “Adicionar um novo cartão” significa que o cliente já aderiu ao serviço com um cartão, mas pretende adicionar mais cartões bancários. Neste caso, é enviada uma mensagem para a caixa de notificações da App MB Way, para que o utilizador possa confirmar os últimos quatro dígitos do número de cartão que associou no Multibanco. Caso a confirmação não se efectue no tempo disponível para o efeito, o pedido de associação de cartão é automaticamente cancelado.

    As notificações devem ser consultadas na respectiva caixa de notificações MB Way, não se tratando de uma mensagem enviada pelo serviço (push notification). O utilizador tem quatro horas para confirmar esta associação. Se expirar, deverá efectuar novamente esta associação.

    O que é uma transferência instantânea?

    Uma transferência instantânea é uma operação financeira que tem inerente uma movimentação imediata dos fundos a partir do momento em que se conhece o cartão de origem e o cartão de destino.

    A grande vantagem do MB Way, no que diz respeito às transferências, é que estas irão estar disponíveis de forma instantânea, na conta dos destinatários, mesmo que sejam efectuadas entre bancos diferentes.

    Como sei que me enviaram dinheiro?

    Quando lhe tentarem enviar dinheiro, receberá uma notificação na app a dizer:

    • Transferência recebida (caso tenha definido um cartão default para receber transferências).
    • Transferência Pendente (caso não tenha definido um cartão default para receber transferências)
      Neste caso, não existe qualquer movimentação de fundos no ordenante até que aceite esta transferência através da escolha do cartão onde a pretende receber.
    • SMS (caso não seja Cliente MB Way).

    Se tentar enviar dinheiro para um destinatário que não tem cartão default, até que o destinatário escolha o cartão onde pretende receber os fundos, não existe qualquer débito à sua conta, mas logo que este escolha o cartão, a transferência é efectuada com débito no ordenante e crédito no destinatário.

    Caso o destinatário não aceite no prazo de 24 horas, a transferência expira sem que tenham existido quaisquer movimentações de fundos em conta.

    Quais as funcionalidades que a App MB Way oferece?

    A App MB Way tem disponíveis funcionalidades de gestão de cartões, consultas de movimentos e de notificações, gestão dos dados de identificação, bloqueio da App, gestão de dispositivos, alteração do PIN MB Way e alteração do limite diário.

    O utilizador precisa de ter acesso à internet no dispositivo móvel onde pretende usar o MB Way?

    Sim. O utilizador deverá ter ligação de dados ativa através de rede móvel ou de ligação Wi-Fi para receber as notificações e mensagens relacionadas com o serviço.

    É possível usar a App MB Way num tablet (Android ou iOS) sem cartão SIM?

    Sim, é possível. Caso pretenda ativar a App MB Way num tablet (Android ou iOS), basta ao utilizador ter um telemóvel que lhe permita receber o código de activação por SMS. Ao ativar a App MB Way, deve colocar o número de telemóvel e PIN MB Way que registou no momento de adesão no Multibanco.

    Pode usar-se usar o MB Way em vários dispositivos?

    Sim. É possível ativar o MB Way em mais do que um dispositivo, utilizando um único número de telemóvel (uma única adesão). A ativação da App MB Way noutros dispositivos com o mesmo número de telemóvel pressupõe a inserção dos dados da conta MB Way que está activa (número de telemóvel e PIN MB Way).

    Os dispositivos ativados com a mesma conta MB Way partilham a mesma informação e notificações. Assim, quando um dos dispositivos confirma ou rejeita uma compra ou transferência, os outros dispositivos são informados da opção tomada, deixando de estar disponível a operação nos outros dispositivos.

    Existe algum botão “log out” para desligar a App MB Way?

    Não existe botão para fazer “log out” na App. É desnecessário porque não é possível fazer nenhuma operação na App sem introduzir o PIN MB Way.

  • Segurança da app MB WAY
    PIN MB Way

    O PIN MB Way é o código de 6 dígitos definido pelo utilizador aquando da adesão. O utilizador deve alterar o seu PIN MB Way sempre que suspeite que este possa ter sido comprometido (ex: visualizado por outras pessoas).

    O PIN MB Way, em conjunto com outros factores de segurança do serviço, garante a identificação e autenticação do utilizador quando faz operações com o MB Way.

    Código de ativação

    O código que o utilizador recebe por SMS no processo de ativação da App MB Way e sempre que é adicionado um novo dispositivo (smartphone ou tablet) ao serviço. Este código garante que a ativação está a ser efectuada pelo utilizador e que este controla o dispositivo que pretende associar ao MB Way.

    O código de ativação é válido por 10 minutos. Caso este expire, o utilizador pode gerar outro código através da App MB Way.

    Envio de códigos por e-mail

    O MB Way envia o código de ativação por e-mail ao utilizador quando este associa um endereço de email ao serviço. Para além desta situação, o MB Way não envia códigos por e-mail ao utilizador. Caso receba algum contacto com link ou a solicitar dados relativos ao MB Way, informe o seu banco ou reporte a situação em mbWay.pt.

    Envio de códigos por SMS

    O MB Way envia o códigos de ativação por SMS quando o utilizador associa um novo número de telemóvel ao MB Way.

    Garantia de segurança nas comunicações utilizadas pelo MB Way

    O serviço MB Way utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias.

    Todas as comunicações e transacções MB Way são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365/6 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e detecção de fraude.

    O MB Way é um serviço Multibanco que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede Multibanco.

    Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

    Como agir caso receba emails ou SMS suspeitos

    As notificações reais do serviço estão disponíveis na caixa de notificações da App. Caso o utilizador receba uma mensagem por SMS ou e-mail suspeita, ou que não tenha sido gerada pelo próprio pela introdução de dados no serviço, deverá reportar a situação através do formulário de contacto do site para que a equipa do MB Way possa averiguar a situação.

    Como agir em caso de perda ou roubo do seu dispositivo móvel

    Como medida de precaução, cancele o MB Way no MULTIBANCO ou junto do seu banco. Se tiver a App MB Way noutros dispositivos poderá desativar apenas o perdido/roubado através da App.

    Pode continuar a usar os seus cartões reais associados ao MB Way em segurança, não precisando de os cancelar.

    Como agir em caso de perda ou roubo do cartão associado ao MB WAY

    Cancele o cartão roubado junto do seu Banco ou através dos números 808 201 251 ou 217 918 780 – procedimento regular em caso de perda ou roubo de cartão bancário.

    A utilização desse cartão fica automaticamente inibida também no serviço MB Way. O utilizador pode continuar a usar outros cartões que já tenha associados ao MB Way com toda a segurança.

  • Os custos do MB WAY para o utilizador

    O download e adesão da App, bem como a utilização do serviço, não implicam custos para o utilizador.

  • Como recuperar o PIN MB WAY

    Se se esqueceu do seu PIN MB WAY, deve recorrer ao Multibanco com qualquer cartão que esteja associado à app MB Way, seleccionar a opção MB WAY e o seu número de telemóvel. Depois, deve escolher a opção “Alterar PIN MB Way” e definir um novo PIN.

  • O prazo para confirmar as compras

    Para as compras serem efectuadas com sucesso, têm de ser confirmadas num tempo máximo de 10 minutos. Após este período, o pedido de compra expira. Nestes casos será necessário repetir o processo de compra para receber uma nova notificação.

  • Limites impostos às transferências e às compras

    O limite diário das compras efetuadas através do MB WAY é de 50€, sendo definido automaticamente pelo serviço, aquando da adesão.
    O utilizador pode alterar este limite, sempre que desejar, directamente na App MB Way.

    As transferências têm os seguintes limites:

    • Limite máximo de 750€ por operação de transferência;
    • Limite máximo de 2 500€ recebidos e enviados por mês;
    • Limite máximo de 20 transferências recebidas por mês.
    Efetuar transferências além dos limites

    Se tentar enviar uma transferência e os seus limites de envio já estiverem ou ficarem ultrapassados com a transferência que está a tentar fazer, recebe a seguinte informação na app: “Transferência recusada. Excedeu o seu limite mensal para realizar transferências através do MB Way.”

    Neste caso, o destinatário não recebe qualquer informação de que tentou enviar-lhe dinheiro.

    Receber transferências além dos limites

    Se alguém lhe tentar enviar dinheiro e já tiver ultrapassado os seus limites para receber, é-lhe apresentada a seguinte informação na app: “Transferência recusada. Excedeu o seu limite mensal para receber transferências.”

    Neste caso, a pessoa que tentou enviar-lhe dinheiro (o ordenante) receberá uma notificação na app a indicar que a transferência foi recusada.

  • Como transferir dinheiro para pessoas que não são clientes MB WAY

    O destinatário que não é Cliente MB Way irá receber um SMS com a seguinte mensagem: “Tem uma transferência pendente no MB Way. Para a receber, deverá aderir ao MB Way no Multibanco nas próximas 24 horas. Mais informações em mbway.pt.”

    Caso o destinatário não adira no prazo indicado, o ordenante recebe uma notificação a informar que a transferência expirou.

    Em que momento a transferência é efetuada?

    Se tentar enviar dinheiro para um número que não seja Cliente MB Way, registamos o seu pedido de envio e é informado que a transferência fica pendente de adesão do destinatário. O destinatário recebe SMS a informar que deve aderir em 24 horas para poder receber.

    Até que o destinatário adira, não existe qualquer débito à sua conta, mas logo que adira a transferência é efectuada e quer o ordenante quer o destinatário são informados do seu sucesso.

    Caso o destinatário não adira no prazo indicado, a transferência expira sem que tenham existido quaisquer movimentações de fundos em conta.

    Caso o destinatário adira, é no momento em que ativa a App MB Way com sucesso que a transferência se processa e as contas são movimentadas (débito ao ordenante e crédito ao destinatário).

  • Como associar contactos adicionais à app MB WAY

    Para associar números adicionais à app MB Way, basta ir ao menu “Definições” da App e seleccionar a opção “Dados MB Way”, onde poderá indicar os novos números de telemóvel e/ou emails.

    Para associar números adicionais à app MB Way, basta ir ao menu “Definições” da App e seleccionar a opção “Dados MB Way”, onde poderá indicar os novos números de telemóvel e/ou emails.

  • Como desbloquear a app MB WAY

    Deverá reportar a situação através do formulário de contacto do site para que a equipa do MB Way possa averiguar a situação.

  • Como agir em caso de perda ou roubo
    Como agir caso receba emails ou SMS suspeitos

    As notificações reais do serviço estão disponíveis na caixa de notificações da App. Caso o utilizador receba uma mensagem por SMS ou e-mail suspeita, ou que não tenha sido gerada pelo próprio pela introdução de dados no serviço, deverá reportar a situação através do formulário de contacto do site para que a equipa do MB Way possa averiguar a situação.

    Como agir em caso de perda ou roubo do seu dispositivo móvel

    Como medida de precaução, cancele o MB Way no MULTIBANCO ou junto do seu banco. Se tiver a App MB Way noutros dispositivos poderá desativar apenas o perdido/roubado através da App.

    Pode continuar a usar os seus cartões reais associados ao MB Way em segurança, não precisando de os cancelar.

    Como agir em caso de perda ou roubo do cartão associado ao MB WAY

    Cancele o cartão roubado junto do seu Banco ou através dos números 808 201 251 ou 217 918 780 – procedimento regular em caso de perda ou roubo de cartão bancário.

    A utilização desse cartão fica automaticamente inibida também no serviço MB Way. O utilizador pode continuar a usar outros cartões que já tenha associados ao MB Way com toda a segurança.