Seguro PPR+ Equilibrado

O Seguro PPR+ Equilibrado é um Plano Poupança Reforma, de médio risco, sob a forma de seguro, que investe até 35% em ações.

Advertências específicas ao investidor

Pode implicar a perda de parte do capital investido. Pode proporcionar rendimento nulo ou negativo.

O Seguro PPR+ Equilibrado é indicado para...

Ter maior potencial de retorno

Rentabilidade variável, com uma carteira diversificada (até 35% em ações).

Fazer entregas programadas

Decida quanto quer poupar por mês, a partir de 25€, ou se prefere fazer reforços pontuais.

Ter benefícios fiscais

Dentro dos fins previstos, a taxa de retenção na fonte pode baixar de 21,5% até 8%.

Reforma

Plano Poupança Reforma sobre a forma de seguro

 

Disponibilizado pela Santander Totta Seguros, Companhia de Seguros de Vida, S.A., comercializado pelo Banco Santander Totta, S.A.(1)

Investimento Santander

Potencial de rentabilidade mais elevado

 

Maior peso de ações (até 35%) e maior risco em relação a outros Planos de Poupança Reforma (PPR).

montante minimo

Montante mínimo de cada reforço

 

A partir de 25€ por mês. Os reforços podem ser feitos diretamente no NetBanco, no menu "Investimentos", escolhendo a opção "Fundos, Seguros e PPR"; ou ao balcão.

Prazo

Prazo indicativo

 

Mínimo 5 anos e até aos 60 anos de idade.

Comissões

Comissões

 

Isento de comissão de subscrição.

 

Comissão de gestão: até 1,59% por ano, imputada diariamente ao fundo e suportada pelo Fundo Autónomo.

 

Ver preçário.

ter liquidez com o Santander

Levante tudo de uma vez ou receba em parcelas mensais

 

Pode manter o PPR depois da data da reforma e levantar o total quando entender.

 

(ou)

 

Pode receber um complemento mensal após a data da reforma durante 10, 20 ou 30 anos, ou até aos 100 anos de idade.

Benefícios fiscais

Benefícios fiscais

 

Taxa de retenção na fonte (IRS):

  • Até 5 anos: 21,5%
  • De 5 a 8 anos: 17,2%
  • Acima de 8 anos: 8,6%

Dentro dos fins previstos legalmente, aplica-se a taxa de retenção na fonte de 8%.

Condições previstas na lei para o reembolso:

  • Reforma por velhice da pessoa segura e mais de 5 anos de duração do investimento
  • Desemprego de longa duração da pessoa segura ou de qualquer dos membros do seu agregado familiar
  • Incapacidade permanente para o trabalho da pessoa segura ou de qualquer dos membros do seu agregado familiar, qualquer que seja a sua causa
  • Doença grave da pessoa segura ou de qualquer dos membros do seu agregado familiar
  • A partir dos 60 anos de idade do tomador de seguro e mais de 5 anos de duração do investimento
  • Em caso de morte do tomador de seguro
  • Em caso de morte do cônjuge do tomador de seguro
  • Utilização para pagamento de prestações de crédito à aquisição de habitação própria e permanente, de acordo com o estabelecido na legislação em vigor e mais de 5 anos de duração do investimento.
resgate do seu dinheiro

Resgate antecipado do seu PPR

 

Pode, a qualquer momento, pedir o resgate antecipado do valor que investiu no PPR. Nalguns casos, é cobrada uma comissão de resgate.

 

Condições do regime excecional de resgate de planos poupança

 

O artigo 6.º da Lei n.º 19/2022, de 21 de outubro, estabelece um regime excecional de resgate de planos poupança (PPR, FPR PPE e PPR/E) a vigorar até 31 de dezembro de 2024.

 

De acordo com este regime excecional, entre 1 de outubro de 2022 e 31 de dezembro de 2024, os planos de poupança podem ser reembolsados antecipadamente, pelo seu titular, até ao limite mensal do valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS), 509,26€ em 2024 (artigo 2.º, da Portaria n.º 421/2023), sem qualquer penalização fiscal, desde que respeitem a valores subscritos até 30 de setembro de 2022.

 

Também durante o ano de 2024, em relação aos créditos relacionados com a sua habitação própria permanente, é permitido o resgate, parcial ou total, em planos poupança para:

  • Pagar prestações, desde que respeitem a valores subscritos até 31 de dezembro de 2022
    Ou,
  • Efetuar o reembolso antecipado até ao limite anual de 24 IAS (12.222,24€ em 2024), desde que respeitem a valores subscritos até 27 de junho de 2023.

Este regime abrange apenas:

  • Créditos garantidos por hipoteca sobre imóvel destinado a habitação própria e permanente
  • Créditos à construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente
  • Entregas a cooperativas de habitação em soluções de habitação própria permanente.

É dispensada a obrigação de permanência mínima de 5 anos para mobilização sem a penalização prevista no Estatuto dos Benefícios Fiscais (artigo 21.º, n.º 4).

 

O montante de reembolso antecipado ao abrigo deste regime excecional está isento da comissão de resgate.

 

Para mais informações, fale com o seu gestor.

Comissão de resgate antecipado:

  • 2% no 1.º e 2.º ano
  • 1% entre o 2.º e o 5.º ano
  • 0% a partir do 5.º ano.

Caso não tenha feito deduções à coleta, não há qualquer penalização fiscal.

 

O resgate pode ser feito sem penalizações, dentro das condições legais do produto, definidas na sua documentação.

Sem capital garantido

Sem capital garantido

 

Produto de investimento em aplicações de médio risco, pelo que o valor do seu investimento pode flutuar.

Tem um PPR noutro banco ou seguradora?

O Santander tem um processo simples e ágil para receber transferências de PPR, sem cobrar qualquer comissão. Dirija-se a um dos nossos balcões ou fale com o seu gestor para dar início ao processo de transferência.

O seu perfil de investidor é mais conservador?

Se prefere um investimento com menor risco de perda de dinheiro, pode optar por um plano poupança reforma (PPR) que investe numa carteira com aplicações de baixo risco.

Quer poupar para a reforma sem risco?

Existem soluções de poupança, a curto e médio-longo prazo, que também trazem alguma rentabilidade, ainda que reduzida (através dos juros), mas sem qualquer risco associado.

Como aderir ao Seguro PPR+ Equilibrado?

  • Online

    O Seguro PPR+ Equilibrado pode ser contratado no NetBanco.

    Desktop
  • No balcão

    Encontre o balcão Santander mais perto de si.

    Balcão
  • Dúvidas?

    Linha de Apoio

    +351 217 807 369

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional)

    Atendimento nos dias úteis, das 8h às 20h.

    Telefone fixo

Informação útil e documentação

Notas

A subscrição destes seguros está sujeita às regras de comercialização aplicáveis a produtos de poupança reforma.

Empresa de seguros: A Santander Totta Seguros, Companhia de Seguros de Vida, S.A., com sede na Rua da Mesquita, n.º 6 – Torre A, 2.º, distrito de Lisboa, concelho de Lisboa, freguesia de Campolide, 1070-238 LISBOA, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o número único de registo e identificação fiscal 505 297 213, com o capital social de 47 250 000€, encontra-se registada junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) como empresa de seguros, autorizada a comercializar seguros do Ramo Vida (código de registo junto da ASF 1156). Informações e outros detalhes do registo disponíveis em www.asf.com.pt.

 

Agente de seguros: O Banco Santander Totta, S.A., com sede na Rua Áurea, n.º 88, 1100-063 LISBOA, matriculado na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa sob o número único de registo e identificação fiscal 500 844 321, com o capital social de 1 391 779 674€, encontra-se registado junto da ASF, sob o n.º 419 501 250. como agente de seguros autorizado a distribuir seguros dos Ramos Vida e Não Vida. Informações e outros detalhes do registo disponíveis em www.asf.com.pt.

 

O agente de seguros distribui seguros do Ramo Vida das empresas de seguros Santander Totta Seguros - Companhia de Seguros de Vida, S.A. e Aegon Santander Portugal Vida - Companhia de Seguros de Vida, S.A. e para os Ramos Não Vida das empresas de seguros Aegon Santander Portugal Não Vida - Companhia de Seguros, S.A., Ageas Portugal, Companhia de Seguros, S.A. e MAPFRE Santander Portugal – Companhia de Seguros, S.A. O banco, na qualidade de agente de seguros, atua em nome e por conta das empresas de seguros, mas não se encontra autorizado a celebrar contratos em nome destas, nem a receber prémios e não assume a cobertura de riscos.

 

Assim, qualquer pagamento por parte do tomador referente a contratos de seguros mediados pelo Banco Santander Totta, S.A. deverá ser realizado através de transferência bancária e/ou depósito na conta aberta da respetiva empresa de seguros, sedeada na instituição de crédito Banco Santander Totta, S.A.. O agente de seguros presta assistência ao seguro, mas não cobre os riscos publicitados, os quais são assumidos pela seguradora.

Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

Para mais informações, pode contactar um dos nossos balcões. Pode também consultar o IFI em www.cmvm.pt.