• Maior potencial de retorno

    Rentabilidade variável, com uma carteira
    diversificada (até 35% em ações).
  • Entregas flexíveis

    Decida quanto quer depositar, a partir de
    25€, pontualmente ou todos os meses.
  • Escolha como quer receber

    Pode receber tudo de uma vez
    ou em parcelas mensais.

O Seguro Poupança Investimento PPR é um Plano Poupança Reforma, sob a forma de seguro, que investe numa carteira diversificada com aplicações de médio risco. Não tem capital garantido, pelo que o valor do seu investimento pode flutuar, mas tem um potencial de rentabilidade mais elevado, uma vez que tem um maior peso de ações (até 35%) em relação a outros PPR.

Decida quanto quer poupar por mês, a partir de 25€, ou se prefere fazer reforços pontuais. No final do prazo, tanto poderá levantar o valor das poupanças todo de uma vez ou receber uma parcela mensal durante um período de tempo previamente estabelecido com o Banco.

Como funciona?

Decida qual o valor com que quer dar início ao PPR. Pode programar entregas mensais ou fazer reforços pontuais sempre que quiser.
  • Montante
    A partir de 25€
  • Prazo Indicativo
    Mínimo 5 anos e até aos 60 anos do Cliente
Comissões
  • Subscrição
    Isento
  • Resgate antecipado
    2% no 1º e 2º ano
    1% entre o 2º e o 5º ano
    0% a partir do 5º ano
  • Gestão
    Até 1,65%

Quando chegar o momento de receber o que investiu no PPR, pode optar por uma das seguintes modalidades:

  • Levantar tudo de uma vez
    Pode manter o PPR depois da data da reforma e levantar o total quando entender.
  • Receber em parcelas mensais
    Receba um complemento mensal após a data da reforma durante 10, 20 ou 30 anos, ou até aos 100 anos de idade.
O Seguro Poupança Investimento PPR é um Plano Poupança Reforma sobre a forma de Seguro, disponibilizado pela Santander Totta Seguros, Companhia de Seguros de Vida, S.A., comercializado pelo Banco Santander Totta, S.A.
Faça uma simulação para o seu caso
e conheça todas as condições

Como contratar o Seguro Poupança Investimento PPR?

Dar início ao Seguro Poupança Investimento PPR é tão simples como seguir estes três passos:
  1. 1

    Entre no NetBanco (homebanking do Santander Totta)

    Contratar um PPR no NetBanco é simples. Entre no NetBanco e vá ao menu “Planos Poupança Reforma”, seguido da opção “Contratar/Reforçar PPR”.

    Pode ser solicitado o preenchimento de um questionário que o ajuda a avaliar os seus conhecimentos em ferramentas de investimento. Se tiver dúvidas, fale com o seu Gestor.
  2. 2

    Selecione o Seguro Poupança Investimento PPR

    Antes de selecionar o PPR, tem de consultar o respetivo documento IFI (Informações Fundamentais ao Investidor), que reúne todas as condições e características do produto e que está disponível no NetBanco.
  3. 3

    Decida como e quanto quer investir

    Indique se fará entregas mensais automáticas ou reforços pontuais (mínimo 25€) e qual o valor. Por fim, deve ler e aceitar a informação contratual para finalizar o processo de contratação.
    • Faça uma simulação e experimente diferentes valores, até encontrar o cenário com que se sente mais confortável.
Tem um PPR noutra instituição?
Se já tiver um PPR noutro banco ou noutra seguradora, poderá transferi-lo para o Banco Santander Totta.

Resgatar o seu PPR

Pode, a qualquer momento, pedir o resgate antecipado do valor que investiu no PPR.
Nalguns casos, é cobrada uma comissão de resgate.
Caso não tenha feito deduções à coleta, não há qualquer penalização fiscal.

Benefícios fiscais

Dentro dos fins previstos, a taxa de retenção na fonte pode baixar de 21,5% até 8%. Saiba mais sobre os Benefícios Fiscais dos PPR.

Fichas Mensais

SuperLinha +351707 21 24 24 Atendimento automático 24h
customer support Atendimento personalizado
Das 8h às 23h, todos os dias.

Saiba mais sobre...

  • Como fazer ou alterar as entregas mensais

    Pode fazer entregas mensais, até ao mínimo de 25€, em qualquer Balcão Santander Totta ou efetuar o pedido diretamente ao seu Gestor. Em alternativa, pode fazê-lo no NetBanco, no menu “Planos Poupança Reforma”, escolhendo a opção “Contratar/Reforçar PPR”.

    Alterar o valor das entregas mensais

    Se, por algum motivo, desejar alterar o montante das entregas mensais, pode fazê-lo até ao mínimo de 25€. Dirija-se ao Balcão e solicite essa alteração. Em alternativa, pode fazê-lo diretamente no NetBanco, no menu “Planos Poupança Reforma”, escolhendo a opção “Anular Ordens” para interromper a sua “subscrição periódica”. De seguida, no mesmo menu, escolha a opção “Contratar/Reforçar PPR”.

    Cancelar as entregas mensais

    A qualquer momento, pode cancelar as entregas mensais. Dirija-se ao Balcão e solicite o cancelamento. Em alternativa, pode fazê-lo diretamente no NetBanco, no menu “Planos Poupança Reforma”, escolhendo a opção “Anular Ordens” para interromper a sua “subscrição periódica”.

  • Como fazer reforços pontuais

    A qualquer momento, pode fazer reforços pontuais, com um valor mínimo de 25€. Podem ser realizados ao Balcão ou diretamente no NetBanco, no menu “Planos Poupança Reforma”, escolhendo a opção “Contratar/Reforçar PPR”.

  • O que acontece no final do prazo

    No final do prazo, poderá optar por uma das seguintes opções:

    • Receber tudo de uma vez
      Pode manter o PPR depois da data da reforma e levantar o total quando entender.
    • Parcelas mensais
      Receba um complemento mensal após a data da reforma durante 10, 20 ou 30 anos, ou até aos 100 anos de idade.

    A opção de reembolso e a data indicativa para a reforma escolhida por si quando aderiu ao PPR podem ser alteradas, desde que esse pedido seja formalizado ao Balcão até 45 dias antes da transferência do montante, seja ele total ou parcial.

  • Condições de resgate antecipado

    O valor do PPR pode ser utilizado, total ou parcialmente, antes do prazo estabelecido. Não tendo feito deduções à coleta, não há qualquer penalização fiscal, podendo haver lugar a uma comissão de resgate (se aplicável na altura do pedido).

    Situações em que a mobilização antecipada não dá lugar a penalizações:
    • Reforma por velhice ou a partir dos 60 anos de idade do Cliente (Pessoa Segura)
      É necessário garantir que a 1ª entrega ocorreu há, pelo menos, 5 anos e se um mínimo de 35% do total das entregas foi efetuado durante a primeira metade do plano.
    • Doença Grave (1)
    • Incapacidade permanente para o trabalho (2)
    • Desemprego de longa duração (3)
      Se o Cliente ou algum membro do agregado familiar já se encontrava nalguma destas três situações quando deu início ao PPR, é necessário garantir que a 1ª entrega ocorreu há, pelo menos, 5 anos e se um mínimo de 35% do total das entregas foi efetuado durante a primeira metade do plano.
    • Pagamento de prestações de contratos de crédito garantidos por hipoteca sobre imóveis destinados a habitação própria permanente da Pessoa Segura (4)
    • (1)Enfermidade que, pelas suas caraterísticas, possa colocar em risco a vida, exija tratamento prolongado, ou provoque incapacidade residual importante.
    • (2)Aplicável aos titulares de pensão de invalidez ou pensão por acidentes de trabalho ou doença profissional (desde >60%), ou que se encontrem permanentemente incapacitados por ato de terceiro que os impeça de auferir mais de um terço da remuneração correspondente ao exercício normal da sua profissão.
    • (3)Aplicável aos desempregados, com disponibilidade para o trabalho, inscritos nos centros de emprego há mais de doze meses.
    • (4)Contratos de crédito à aquisição, construção e realização de obras de conservação ordinária, extraordinária e de beneficiação de habitação própria e permanente; contratos de crédito à aquisição de terreno para construção de habitação própria e permanente e demais contratos garantidos por hipoteca sobre imóveis destinados a habitação própria e permanente do participante.
  • Benefícios fiscais

    Atualmente, o principal benefício fiscal dos PPR é a tributação mais favorável no reembolso/resgate.

    Valores de retenção na fonte
    • Dentro dos fins previstos legalmente e tendo em conta as condições de resgate antecipado (reforma por velhice, resgate após os 60 anos de idade, morte da Pessoa Segura, desemprego de longa duração, incapacidade permanente, doença grave ou resgate para pagar as prestações de crédito garantido por hipoteca sobre imóvel destinado a habitação própria e permanente), a retenção na fonte é 8%.
    • Se fora dos fins previstos, e desde que 35% das entregas tenham sido feitas na 1ª metade do plano, atualmente as taxas de retenção são:
      Tempo decorrido Continente e madeira Açores
      até 5 anos 21,5% 17,20%
      até 8 anos 17,20% 13,76%
      após 8 anos 8,60% 6,88%

      Caso não se reúnam as condições acima descritas, aplica-se uma taxa de retenção de 21,5% no Continente e Madeira (17,2% nos Açores).

    Rendimentos sem dedução de impostos

    Adicionalmente, os PPR capitalizam rendimentos sem qualquer dedução de impostos durante o período do contrato, sendo o IRS deduzido apenas no momento do reembolso, o que implica uma maior rentabilidade.

  • Como transferir um PPR de outro banco ou seguradora para o Santander Totta

    Basta comunicar ao Banco essa intenção. O Santander Totta tem um processo simples e ágil para receber transferências de PPR, sem cobrar qualquer comissão. Dirija-se a um dos nossos Balcões ou fale com o seu gestor para dar início ao processo de transferência.

    De acordo com o legalmente definido, poderá ter de suportar custos na entidade onde tem actualmente o seu PPR (banco, seguradora, etc.):

    • Se o “PPR origem” não tiver capital garantido, a transferência não tem qualquer custo associado.
    • Se o “PPR origem” for de capital garantido, os custos da transferência poderão ser, no máximo, de 0,5% do saldo transferido.

Notas

Entidade Emitente dos Seguros: Santander Totta Seguros, Companhia de Seguros de Vida, S.A..

O Banco Santander Totta, S.A., com o capital social de 1.256.723.284€ - C.R.C. Lisboa 1ª Secção, nº 500 844 321 (anterior nº 1587) - NIPC 500 844 321, com sede social na Rua do Ouro, nº 88, 1100-063 Lisboa, encontra-se registado, junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões como Mediador de Seguros Ligado, nº 207 235 886, desde 7/11/2007.

Autorização para intermediação de seguros para o Ramo Vida dos Seguradores Santander Totta Seguros - Companhia de Seguros de Vida, S.A. e Aegon Santander Portugal Vida - Companhia de Seguros de Vida, S.A. e para os Ramos Não Vida dos Seguradores Aegon Santander Portugal Não Vida - Companhia de Seguros, S.A., Liberty Seguros, S.A., Generali - Companhia de Seguros S.A., Ageas Portugal, Companhia de Seguros, S.A., e para mediação do seguro de acidentes pessoais «Plano Tripla Segurança Santander Totta» do Segurador Chubb Insurance - Company of Europe. Informações e outros detalhes do registo disponíveis em www.asf.com.pt. Na qualidade de Mediador de Seguros Ligado, o Banco Santander Totta, S.A. não celebra contratos em nome dos Seguradores nem está autorizado a receber prémios para serem entregues às empresas de Seguros.

Assim, qualquer pagamento por parte do Tomador referente a contratos de seguros mediados pelo Banco Santander Totta, S.A. deverá ser realizado através de transferência bancária e/ou depósito na conta aberta da respectiva empresa de Seguros, sedeada na instituição de crédito Banco Santander Totta, S.A.. O Mediador presta assistência ao seguro, mas não cobre os riscos publicitados, os quais são assumidos pela Seguradora.

As Informações Fundamentais ao Investidor (IFI) e os prospetos completos encontram-se também disponíveis em todos os locais e meios de comercialização dos mesmos. Pode também aceder ao IFI no site da CMVM - www.cmvm.pt.