• Isenção da anuidade
    Se, em 3 meses, fizer 600€ em
    compras ou adiantamentos a crédito.
  • Pagamento de serviços a crédito
    Pode pagar serviços, como a conta da
    luz, em qualquer caixa Multibanco.
  • Reforço da conta à ordem
    Poderá transferir parte ou a totalidade
    do crédito para a sua conta à ordem.(2)

O Cartão Light é um cartão de crédito que pode usar para as compras e pagamentos do dia-a-dia, inclusive pagamentos de serviços, sem afetar o saldo da sua conta à ordem. Pode optar por prestações mensais fixas, independentemente do valor que gastar nesse mês (até ao limite contratado) ou fracionados a partir de 5% do saldo em dívida, alterando a percentagem consoante as oscilações do seu orçamento familiar, sem qualquer custo adicional.

Como funciona?

Conheça as condições que fazem do Cartão Light um meio de pagamento seguro, cómodo e simples de usar:
  • Limite do crédito
    De 750€ a 10 000€
  • Anuidade
    20€(3) + Imposto do selo
  • TAN
    10,75%
  • TAEG
    13,8%
  • Modalidades de pagamento
    5%, 15%, 25%, 50%, 75% (mínimo de 25€) ou 100%
O Cartão Light inclui um seguro que o protege de utilizações fraudulentas em caso de roubo ou extravio.
  • Capital Seguro
    Até 5 000€ por incidente e por cartão


Para obter informação mais detalhada, consulte o Programa de Seguros.

her
A Carolina comprou um novo computador com o Cartão Light.
Alterou a modalidade de pagamento desse mês para pagar uma percentagem mais baixa e sem mexer na sua conta à ordem.

Como pedir o Cartão Light?

Pedir um Cartão Light é simples como seguir estes três passos:
  1. 1
    Dirija-se um Balcão
    Para pedir o Cartão Light, leve consigo a sua identificação (BI ou Cartão de Cidadão), a última declaração de IRS e o último recibo de vencimento.
  2. 2
    Aceite as condições contratuais
    Leia atentamente as condições contratuais do Cartão e verifique se correspondem ao que pretende. Se surgir alguma dúvida, poderá esclarecê-la com um dos nossos gestores.
  3. 3
    Aguarde pela resposta
    Se a resposta do Banco for positiva, o Cartão é enviado pelo correio no prazo máximo de duas semanas. Por razões de segurança, o Cartão encontra-se inativo. Pode ativa-lo no NetBanco, na App Santander Totta, através da SuperLinha ou ao Balcão. Aguarde 24h para começar a utiliza-lo.
cartão light

Cartão extraviado?

Em caso de perda ou roubo, deverá comunicá-lo de imediato:
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Todos os Cartões Santander Totta dão acesso a uma rede de descontos espalhada por todo o país. Conheça os parceiros aderentes.

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Saiba mais sobre...

  • Como ativar o Cartão Light

    Pode ativar o seu cartão no NetBanco, na App Santander Totta, através da SuperLinha ou no Balcão.

  • Movimentação do Cartão Light

    Pode usar o seu Cartão de Crédito de diferentes formas e para diversos fins:

    • Como Cartão de Débito, em território nacional
      Para além de levantar dinheiro, pode realizar as restantes operações disponibilizadas por qualquer ATM da Rede Multibanco, assim como operações de baixo valor (transações que não requerem a introdução de PIN), como pagamento de portagens, por exemplo.
    • Como Cartão de Crédito, em território nacional e no estrangeiro
      Pague as suas compras em superfícies comerciais aderentes às Redes MasterCard Internacional e Multibanco.
      Levante dinheiro em ATM da Rede MasterCard Internacional e ao balcão de bancos aderentes à Rede MasterCard Internacional.
      Levante dinheiro a crédito em qualquer ATM da Rede Multibanco.
    • Transferência da conta associada ao Cartão (Conta Cartão) para a sua conta à ordem
      Pode transferir qualquer valor, entre 50€ e o limite máximo do seu Cartão Light, através do NetBanco, da App Santander Totta, da SuperLinha ou em qualquer Balcão Santander Totta. A transferência da Conta Cartão para a conta à ordem está sujeita ao pagamento da Comissão de Transferência entre a Conta Cartão e a conta à ordem.
    • Transferência da sua conta à ordem para a conta associada ao Cartão (Conta Cartão)
      Pode transferir qualquer valor do total disponível da sua conta à ordem, através do NetBanco, da SuperLinha ou em qualquer Balcão Santander Totta.
    Informe-se sobre os custos associados, consultando o preçário em vigor.
  • Pagamento do saldo em dívida do Cartão de Light

    Poderá escolher a modalidade de pagamento mais adequada às suas necessidades, optando pelo pagamento mensal de 100% do saldo em dívida, não lhe sendo cobrado, neste caso, qualquer juro, ou de 75%, 50%, 30%, 15% ou 5%, com o valor mínimo de 25€.

    Poderá alterar a percentagem correspondente à modalidade de pagamento através do NetBanco, SuperLinha ou em qualquer Balcão Santander Totta.

    Como efetuar o pagamento do saldo em dívida?

    Na data limite estipulada, é-lhe debitado automaticamente na conta à ordem associada ao cartão o valor da percentagem do saldo em dívida que corresponde à modalidade de pagamento que escolheu. O pagamento só será concretizado com sucesso se tiver saldo suficiente para que seja debitado o valor total desse mês.

    É possível pagar o mesmo valor todos os meses?

    Sim, com o Cartão Light pode optar por pagar um valor fixo todos os meses, independentemente de quanto gastar, dentro do limite previamente acordado com o Banco. Por exemplo, se o seu limite for de 3 000€, pode optar por pagar 90€ todos os meses, mesmo que em Janeiro tenha gasto 250€ e em Fevereiro 2 500€. Contacte o seu gestor de conta ou dirija-se a um dos nossos Balcões para saber qual o valor da prestação mensal de acordo com o limite que tem contratado.

    É possível efetuar pagamentos diferentes da percentagem previamente estabelecida?

    Sim, desde que seja efetuado um pagamento no valor mínimo de 25€, até 48h úteis antes da data limite de pagamento. Pode “contrariar” a modalidade de pagamento que escolheu previamente, desde que seja feito um pagamento mínimo de 25€ no NetBanco, na App Santander Totta, através da SuperLinha, no Multibanco ou ao Balcão, para que o débito automático da conta à ordem não aconteça nesse mês. Sempre que o pagamento for inferior ao saldo em dívida, pagará juros sobre o valor que ficou por saldar.

  • Atraso no pagamento do saldo em dívida do Cartão Light

    Sempre que ocorrer um atraso ou ausência de pagamento na data estipulada, é-lhe cobrada a Comissão de Recuperação de Valores em Dívida, conforme o preçário em vigor, e serão calculados juros sobre a parcela de capital em dívida à sobretaxa de 3%, que acresce à taxa de juro contratada.

    Se tiver efetuado um pagamento num Multibanco ou ao Balcão após a data limite e antes da data de fecho do extrato seguinte, será considerado um reforço ao pagamento mínimo do mês seguinte.

  • Reforço da conta à ordem

    Pode transferir para a sua conta à ordem o montante que desejar entre um valor mínimo de 50€ e o limite do Cartão Light previamente acordado com o Banco.

    As transferências podem ser feitas num Multibanco, através do NetBanco ou ao Balcão.

    Esta transferência tem custos associados?

    Cada transferência entre a conta associada ao Cartão (Conta Cartão) e a conta à ordem está sujeita a uma comissão de 3,5€, mais 4% do valor transferido, aos quais acresce o imposto de selo à taxa em vigor.

  • Adiantamento a crédito

    O adiantamento a crédito, também conhecido como cash advance, é uma funcionalidade do Cartão Light e da maioria dos cartões de crédito. Pode ser utilizado de duas formas:

    • Levantamentos a crédito em caixas Multibanco
      Pode levantar dinheiro a crédito com o Cartão Light em qualquer caixa Multibanco sem afetar o saldo da sua conta à ordem. Esta operação tem custos associados.
    • Transferência da conta associada ao Cartão (Conta Cartão) para a sua conta à ordem
      Pode transferir qualquer valor, entre 50€ e o limite máximo disponível do seu Cartão Light, através do NetBanco, da App Santander Totta, da SuperLinha ou em qualquer Balcão Santander Totta. A transferência da Conta Cartão para a conta à ordem está sujeita ao pagamento da Comissão de Transferência da Conta Cartão para a conta à ordem.
    Informe-se sobre os custos associados, consultando o preçário em vigor.
  • Utilizar o Cartão Light para compras online

    Pode utilizar o Cartão Light para efetuar compras online, desde que sejam aceites pagamentos através da rede MasterCard ou do protocolo 3D Secure.

    O que é o 3D Secure?

    É um sistema de autenticação que permite realizar pagamentos online com maior segurança em sites de países membros da União Europeia, através de uma validação por SMS. A adesão é gratuita.

  • Como cancelar o Cartão Light

    Poderá cancelar o seu Cartão Light em qualquer Balcão Santander Totta ou através da SuperLinha, quando desejar e sem custos.

    No Balcão
    Ligue para a SuperLinha
    • SuperLinha: 707 21 24 24
      Todos os dias, das 8h às 23h.
    • Linha SELECT: 707 21 27 27
      Todos os dias, das 8h às 23h.
    Qual o tempo de antecedência necessário?

    Independentemente de cancelar o Cartão ao Balcão ou através da SuperLinha, o titular tem que comunicar por escrito a intenção de cancelar o Cartão com a antecedência mínima de 3 dias. O cancelamento terá efeitos imediatos se for acompanhado da devolução do Cartão.

Notas

  1. (1)TAEG de 13,8%. Exemplo para uma utilização de crédito de 1 500,00€, com reembolso de 12 prestações iguais de capital, acrescidas de juros à TAN de 10,75%, prestação trimestral de 5€ e impostos legais em vigor. Estas condições aplicam-se exclusivamente a novos contratos de crédito celebrados a partir de 1 de abril de 2017.
  2. (2)Valor mínimo do reforço: 50€. Sujeito a comissão de 3,5€ mais 4% do valor transferido, à qual acresce Imposto Selo à taxa em vigor.
  3. (3)A anuidade é paga trimestralmente. A primeira prestação trimestral é gratuita. As prestações seguintes, no valor de 5€, podem ser gratuitas se efetuar compras ou adiantamentos a crédito no valor mínimo de 600€ por trimestre.
  4. Consulte o preçário em vigor.