Como funciona o Cartão de Crédito?

É simples. O Banco atribui-lhe um valor no Cartão de Crédito sob a forma de Limite de crédito ( plafond) previamente contratado que poderá utilizar e repor de forma faseada ou integral.

Poderá escolher a modalidade de pagamento mais adequada às suas necessidades, optando pelo pagamento mensal de 100% do saldo em dívida do seu Cartão de Crédito, não lhe sendo cobrado, neste caso, qualquer juro, parcial, sempre com o valor mínimo de 25€.

Poderá alterar a percentagem correspondente à modalidade de pagamento do Cartão de Crédito através do NetBanco, SuperLinha ou em qualquer Balcão Santander. A data-limite para o pagamento do montante utilizado é acordada e contratualizada previamente.



  1. 1
    Como efetuar o pagamento do saldo em dívida do seu Cartão de Crédito?
    Na data limite estipulada, é-lhe debitado automaticamente na Conta à ordem associada ao Cartão de Crédito o valor da percentagem do saldo em dívida que corresponde à modalidade de pagamento que escolheu. O pagamento só será concretizado com sucesso se tiver saldo suficiente para que seja debitado o valor total desse mês.
  2. 2
    É possível efetuar pagamentos diferentes da percentagem previamente estabelecida?
    Sim, desde que seja efetuado um pagamento no valor mínimo de 25€, até 48h úteis antes da data limite de pagamento. Pode "contrariar" a modalidade de pagamento que escolheu previamente, desde que seja feito um pagamento mínimo de 25€ no NetBanco, na App Santander, através da SuperLinha, no Multibanco ou ao Balcão, para que o débito automático da Conta à ordem não aconteça nesse mês. Sempre que o pagamento for inferior ao saldo em dívida, pagará juros sobre o valor que ficou por saldar do Cartão de Crédito.
  3. 3
    O que é o Plafond?
    Para cada Cartão de Crédito é definido um plafond, ou seja, um limite máximo de crédito que é disponibilizado pelo Banco e que pode ser utilizado por si. Este limite é renovável, pois sempre que são liquidados os anteriores valores em dívida, o plafond é novamente disponibilizado.
  4. 4
    Qual a diferença entre a TAEG e a TAN?
    A TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) é a taxa que é utilizada para calcular o custo de determinado crédito, sendo também o indicador de todos os juros e encargos que lhe vão ser cobrados ao longo do crédito. Estão também incluídos nestes valores as comissões, seguros, despesas de abertura (enfim, todas as despesas associadas ao contrato realizado).
    Já a TAN é uma Taxa Anual e que é usada nas operações que envolvem o pagamento de juros. Sendo uma Taxa Anual para se calcular o valor mensal tem de se dividir por 12.
  5. 5
    O que acontece se houver atraso no pagamento do valor em dívida do Cartão de Crédito?
    Se efetuar o pagamento do valor utilizado com o seu Cartão de Crédito fora da data contratada com o Banco, ou seja, fora do período de vencimento do seu extrato, incorre em juros pelo atraso do pagamento no pagamento (juros de mora e Comissão de Recuperação de Valores em Dívida).
  6. 6
    O que é um adiantamento a crédito?
    O adiantamento a crédito, também conhecido como cash advance, é uma funcionalidade e da maioria dos cartões de crédito.
    Pode ser utilizado de duas formas:
    • Levantamentos a crédito em caixas Multibanco
      Pode levantar dinheiro a crédito em qualquer caixa Multibanco sem afetar o saldo da sua Conta à ordem. Esta operação tem custos associados.
    • Transferência da Conta associada ao Cartão de Crédito (Conta Cartão) para a sua Conta à ordem
      Pode transferir qualquer valor, entre 50€ e o limite máximo disponível do seu Cartão de Crédito, através do NetBanco, da App Santander, da SuperLinha ou em qualquer Balcão Santander. A transferência da Conta Cartão para a Conta à ordem está sujeita ao pagamento da Comissão de Transferência da Conta Cartão para a Conta à ordem.

Conheça os nossos Cartões e contrate o seu Cartão de Crédito online.

Consulte o Preçário em vigor.

Cartão extraviado?

Em caso de perda ou roubo, deverá comunicá-lo de imediato:
  • De Portugal
  • De Portugal e do estrangeiro
Atendimento 24h, todos os dias.
Ver outros contactos
SuperLinha De Portugal
De Portugal e do estrangeiro
customer support Atendimento 24h, todos os dias.