Idioma

Banco Santander Totta

Está em:


Em Férias navegue em Segurança!

 

Em período de férias recorremos com maior frequência à Internet para, por exemplo, efetuar compras online, reservas de viagens e hotéis, etc. Por isso, é muito importante saber identificar os perigos existentes e procurar garantir a segurança do seu computador, da informação nele contida e dos seus dados pessoais.

 

Esteja sempre atento e não desvalorize as questões de Segurança!

 

Situações de ataque informático (“phishing”, “malware” e outros tipos de fraude) são cada vez mais comuns e apresentam-se de formas dissimuladas, utilizando nomes de pessoas confiáveis ou a marca de uma entidade fidedigna por forma a credibilizar a fraude, por exemplo:

 

  • Mensagens de correio eletrónico, supostamente emitidas pela EDP, CTT, Autoridade Tributária ou outras entidades, que encaminham um utilizador para páginas da Internet com a mesma aparência e funcionalidades das entidades em causa, “convidando-o” depois a fazer o download de um ficheiro/ documento e, sem que se aperceba disso, é feita a instalação de um software malicioso
  • Contactos de pretensos funcionários da “Microsoft”, a informar que foram detetadas anomalias no seu computador e que a licença do software foi cancelada. Solicitando depois o acesso remoto ao seu computador, podem copiar ficheiros pessoais e instalar programas maliciosos sem que disso se aperceba
  • Pedido de dados de cartões de crédito ou de dados do seu telemóvel (número e/ou sistema operativo), no acesso ao homebanking, através de páginas falsas que são têm uma aparência idêntica às do site autêntico que o utilizador costuma visitar
  • Noutras situações é ainda pedido que descarregue uma suposta aplicação ou ficheiro de reforço de segurança no seu PC ou telemóvel, algo que deve ser sempre encarado com suspeita e prudência

 

Como é natural, todas estas situações são tentativas de fraude, pelo que é fundamental estar atento e não seguir nenhuma das instruções dadas neste contexto. Em caso de dúvida entre em contacto connosco pela SuperLinha no número 707 21 24 24.


A proteção do seu computador, tablet ou smartphone bem como a dos seus dados pessoais depende de si!

 

Tenha umas Ótimas Férias!

 

Para se recordar das principais regras de segurança que deve adoptar na utilização do seu computador, telemóvel, tablet, no acesso à Internet e canais de Homebanking, reveja aqui situações de risco e quais as principais regras de segurança:

 

Cuidados com mensagens de correio electrónico, SMS e outras formas de contacto:

 

  • Suspeite de qualquer e-mail, chamada telefónica ou SMS, que peça uma “ação imediata” ou crie um sentido de urgência ou risco grave. Em caso de dúvida contacte o seu Banco
  • Suspeite de e-mails supostamente do seu Banco mas que inicia o seu texto com cumprimentos como “Querido Cliente” ou qualquer outra saudação diferente das que o seu Banco habitualmente utiliza nas suas comunicações
  • Suspeite dos erros gramaticais ou de escrita nas mensagens que recebe através de qualquer canal habitual de comunicação
  • Posicione o cursor do rato sobre links de mensagens de e-mail suspeitas. Isso mostrará o verdadeiro endereço para onde será direcionado se o selecionar. Se o destino do link for diferente do escrito na mensagem ou contenha um nome ou código de país diferente da entidade emissora, pode ser uma indicação de fraude
  • Não clique nos links de mensagens ou SMSs suspeitos. Em caso de dúvida, poderá copiar o endereço do link (URL) da mensagem recebida e faça uma pesquisa num motor de pesquisa. O endereço do link pode já ter sido identificado como sendo fraudulento/malicioso
  • Suspeite de anexos em mensagens de e-mail de suspeita ou desconhecida. Abra apenas anexos que estiver à espera de receber
  • O facto de ter recebido um e-mail de um amigo não significa que tenha sido ele mesmo a o enviar. O computador do seu amigo pode ter sido comprometido por um malware (software malicioso), cujo comportamento é enviar e-mails para todos os seus contatos. Se receber um e-mail suspeito de um amigo ou colega, confirme, ligando-lhe para o número de telefone que tem e nunca para o número que seja identificado na mensagem
  • Esteja alerta para mensagens de correio eletrónico com promessas de dinheiro fácil ou negócios que parecem demasiado aliciantes, estas ofertas podem ter o objetivo de utilizar a sua conta para fins ilícitos
  • Os Bancos nunca solicitam informações pessoais e/ou confidenciais por contacto telefónico, mensagens de correio eletrónico ou por SMS. Se receber uma mensagem/contacto nesse sentido, não forneça qualquer informação e entre de imediato em contacto com o seu Banco, através da respectiva linha de apoio telefónico
  • Evite ainda fazer click em mensagens, imagens ou conteúdos publicitários de aspecto ou origem duvidosa

 

Cuidados com acesso a sites e navegação na Internet:

 

  • Nunca aceda a sites, através de links, com informação pessoal, confidencial ou sensível, ou que permita realizar operações bancárias. Digite sempre o endereço completo do site a que pretende aceder na respetiva barra
  • Não utilize códigos de acesso/passwords óbvios (12345, 111111, data de nascimento, etc) para o acesso a sites bancários. Periodicamente, deverá alterar os seus códigos
  • Os Códigos de Acesso/Passwords são Pessoais e Intransmissíveis, pelo que nunca deverão ser fornecidos/disponibilizados a terceiros, nem mesmo, a outro(s) titular(es) da(s) conta(s)
  • Sempre que aceder a sites bancários, verifique se o endereço se inicia por https:// e que, no final do endereço ou barra inferior da janela, se encontra um cadeado
  • Contacte o seu Banco caso verifique que os dados solicitados na página de acesso ao serviço homebanking foram alterados, sem comunicação prévia
  • Estabeleça limites e crie regras de utilização da Internet. Por exemplo, implemente restrições de acesso para impedir os mais novos de instalar ou de executar programas que não sejam do seu conhecimento
  • Evite clicar em links ou fazer download de aplicativos de fontes desconhecidas

 

Cuidados com o seu equipamento (PC, telemóvel ou tablet)

 

  • Instale um antivírus e mantenha-o permanentemente atualizado. Não atualizar o antivírus é quase o mesmo que o não ter
  • Utilize também uma “firewall” no seu computador. Trata-se de um programa que lhe possibilita filtrar o tráfego da Internet que entra e sai do seu computador, tornando mais difícil o contágio por software malicioso
  • Esteja atento às atualizações de segurança que os fornecedores credíveis de software disponibilizam e aplique-as de acordo com as instruções que são fornecidas. Este aspecto é particularmente relevante para actualizações do navegador que usa para aceder à Internet (Google Chrome, Safari, Firefox, Internet Explorer, Opera, etc) e do sistema operativo do seu computador (Windows, iOS, Google Chrome OS, etc)
  • Dificulte o acesso indevido ao seu smartphone e proteja-o com uma password de acesso. Estes equipamentos podem ser facilmente perdidos ou roubados
  • Instale apenas as aplicações disponibilizadas pelos fornecedores confiáveis (Apple App Store/iTunes, Google Play™, Windows® Phone Store, BlackBerry® World, Nokia Store). Confirme sempre quais são os níveis de permissão que são pedidos
  • Aceda apenas a Redes Wi-Fi conhecidas
  • Sugerimos ainda que ensine os mais novos que nem tudo deve ser partilhado na Internet e nas redes sociais e que a utilização dos computadores/smartphones deve ser efetuada de forma responsável

 

A proteção do seu computador, tablet ou smartphone bem como a dos seus dados pessoais depende de si!