O Santander, em parceria com Instituições de Ensino Superior, viabiliza às empresas aderentes ao Programa de Bolsas de Estágio Santander Advance Empresas acolher um estagiário por 3 meses, ao mesmo tempo que proporciona um complemento de formação a alunos finalistas e recém-formados, através de uma bolsa de estágio remunerado, em várias áreas de atividade e pontos do País. A remuneração do estágio é suportada pelo Programa, não constituindo um custo para a empresa.

Este Programa destina-se a todas as Empresas independentemente da sua atividade e está acessível a Clientes e não Clientes do Banco.

Como candidatar a sua empresa às Bolsas de Estágio Santander?

Todas as empresas sediadas em Portugal, Clientes e não Clientes, independentemente da sua relação comercial e financeira, presente ou futura com o Banco, podem candidatar-se online ao Programa:
  1. 1
    Aceda e registe-se no site Santander Advance Empresas
    O registo online é simples, seguro, gratuito e aberto a Clientes e não Clientes do Banco.
  2. 2
    Aceda à página de Estágios no site Santander Advance Empresas
    Deverá ter efetuado previamente o login e/ou registo.
  3. 3
    Clique, preencha e submeta o pedido no formulário de contacto
    O formulário está acessível clicando no botão "Contacte-nos" na caixa "Candidatura de Empresa" à direita da página de Estágios.
  4. 4
    Aguarde pela resposta do Banco
    A sua manifestação de interesse na participação no Programa de Bolsas de Estágio será apreciada e terá sempre uma resposta o mais breve possível.
Uma vez que este Programa tem um número limitado de Bolsas de estágio, o Banco tem a responsabilidade de aferir, a cada momento, se as candidaturas preenchem integralmente os seus objetivos:
  • Promoção da ligação Universidade - Empresa
  • O estágio constituir-se como um complemento real da formação académica superior
  • Facilitar o contacto com o primeiro emprego a finalistas do Ensino Superior
Bolsas de Estágio Santander Universidades
Se és aluno universitário finalista ou recém-diplomado, conhece e candidata-te aqui ao Programa de Bolsas de Estágio Santander Universidades.

Ao te registares, ficas no "radar" das empresas participantes no Programa de Bolsas de Estágio Santander Advance Empresas, e poderás vir a participar num estágio remunerado.

Informa-te, consulta as Bolsas disponíveis e regista o teu CV no Programa de Bolsas de Estágio Santander Universidades.
NetBanco Empresas 217 807 130 Atendimento automático 24h
customer support Atendimento personalizado
Das 8h às 20h, todos os dias.

Perguntas e Respostas (FAQs) Bolsas de Estágio Santander Advance Empresas

  • O que é um estágio no âmbito do Programa?

    É um estágio profissional, em ambiente laboral, numa empresa, que visa complementar os conhecimentos académicos adquiridos pelos alunos finalistas (i.e. que frequentam o último ano de licenciatura ou mestrado ou que tenham terminado o curso, no máximo, há dois anos) de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) em Portugal aderente ao Programa. O valor global de cada Bolsa de Estágio é de 1 650,00€ (550,00€/mês) para efeitos de remuneração do estágio, de acordo e nas condições estabelecidas no Programa.

  • O estágio é curricular ou profissional?

    O estágio no âmbito do Programa é profissional.

  • Quais os custos suportados pela empresa no âmbito da sua participação no Programa?

    O seguro de acidentes pessoais que cubra riscos de acidentes resultantes de eventualidades que possam ocorrer durante, e por causa, das atividades desenvolvidas pelo estagiário, no decurso do estágio, e ainda nas deslocações. A remuneração do estágio é suportada pelo Programa, não constituindo custo para a empresa.

  • Que empresas se podem candidatar ao Programa?

    Todas as Empresas sediadas em Portugal, Clientes e não Clientes do Santander, independentemente da sua relação comercial e financeira, presente ou futura, com o Banco.

  • Pode uma empresa não-sediada em Portugal candidatar-se ao Programa?

    Não. Só as empresas com sede em Portugal Continental e regiões autónomas dos Açores e da Madeira podem candidatar-se ao Programa. Eventualmente, o estágio pode ocorrer fora de Portugal, caso a empresa aí opere e o estagiário concorde em todas as condições dessa saída.

  • A quantos estagiários tem direito uma empresa candidata ao Programa?

    A empresa candidata apenas poderá ter acesso a um estagiário por um período de 3 meses, salvo disposição em contrário por decisão do Banco.

  • Como se processa a candidatura de uma empresa ao Programa?

    A empresa pode manifestar o seu interesse em ter um Estagiário no âmbito deste Programa por 2 vias:

  • O que deve fazer a empresa no site Santander Advance Empresas para se candidatar Programa?
    • O Banco contactará a empresa para a informar de todo o conteúdo do Programa e enviará por e-mail o formulário de candidatura, informando a empresa de qual o Balcão ou DCE Santander, através da qual poderá dar seguimento ao processo
    • A empresa confirmará o seu interesse
    • O Banco responderá à Empresa com a maior brevidade, indicando se foi selecionada ou não
  • Após o registo no site Santander Advance Empresas e da aceitação da empresa, quais são as etapas seguintes do processo?
    • Depois de assinado o formulário de candidatura pela empresa, receberá as credenciais para aceder ao site Empregopt.SantanderAdvance.com para aí efetuar a publicação do anúncio de estágio, sendo através desta plataforma que dará início a todo o processo de escolha e seleção dos candidatos, dando assim continuidade ao processo de recrutamento no âmbito do Programa
  • Que informações relativas ao estágio deverão ser facultadas pela empresa no formulário de candidatura?
    • Área previsível de estágio
    • Orientador de estágio
    • Contactos do orientador de estágio
  • Que prazo dispõe a empresa para a seleção e escolha de um estagiário e a consequente efetivação do estágio?
    • A empresa dispõe de um prazo de 60 dias a contar da data da assinatura do formulário de candidatura para finalizar o processo de seleção do estagiário
    • Entende-se por processo de seleção do estagiário todo o processo de colocação da oferta de estágio e apresentação dos candidatos selecionados
    • Se, por motivos não imputáveis à empresa, o processo não estiver concluído nesse prazo, o Banco poderá prorrogar o prazo
  • Quem faz a gestão das Bolsas de Estágio do Programa?

    A gestão das Bolsas de Estágio é assegurada através da página do Programa Bolsas de Estágio Santander Universidade, onde, os alunos finalistas (i.e. que frequentam o último ano de licenciatura ou mestrado ou que tenham terminado o curso, no máximo, há dois anos) de qualquer IES em Portugal aderente ao Programa, poderão apresentar as suas candidaturas ou responder diretamente a uma oferta de estágio.

    Já as ofertas de Bolsas de Estágio no âmbito deste Programa podem ser consultadas no site Empregopt.SantanderAdvance.com.

  • Como será articulado o estágio entre a empresa e a IES?

    A empresa deverá nomear um orientador de estágio, conforme alínea h) do nº3 do artigo 146 da Lei 55-A/2010 e definir, em conjunto com o orientador académico nomeado pela IES, o Plano Individual de Estágio no âmbito do Programa. O Plano Individual de Estágio é apresentado e debatido entre o estagiário e o orientador de estágio.

  • Como é despoletado o contrato de estágio e o processo de pagamento da Bolsa de Estágio?

    O contrato tem de ser feito em 3 vias, ficando cada uma das partes (empresa, estagiário e IES) com o seu exemplar. Para além do contrato de estágio, a empresa enviará também o Plano Individual de Estágio devidamente preenchido, bem como cópia da apólice de seguro de acidentes pessoais, tendo como beneficiário o estagiário.

    A remuneração do estágio é suportada pelo Programa, não constituindo custo para a empresa.

    Para tal, a empresa envia uma cópia do contrato de estágio devidamente assinado e com a confirmação do início do estágio, a quem o Banco designar.

  • Como e em que momento pode a empresa alterar o orientador de estágio?

    O orientador de estágio tem que estar indicado no contrato de estágio no âmbito do Programa. A mudança do orientador de estágio implica uma alteração ao contrato de estágio e aceitação de todas as partes intervenientes. Na prática, esta situação deverá ser evitada, atendendo a que a duração do estágio é de apenas 3 meses.

  • A Bolsa de Estágio não constitui base de incidência de contribuição para a Segurança Social?

    Não pelas seguintes razões:

    • O Contrato de Estágio profissional é celebrado ao abrigo do DL 66/2011. Por seu turno, a alínea e) do nº3 do artigo 146 da Lei 55-A/2010 refere o seguinte: "(...) que o estagiário não está abrangido por qualquer regime obrigatório de Segurança Social, podendo ser acordado esquema contributivo facultativo para a Segurança Social"
    • Não sendo celebrado contrato de trabalho, ou forma legalmente equiparada, não podem ser, em consequência, os estagiários e as entidades promotoras, abrangidas obrigatoriamente pelo regime de Segurança Social por conta de outrem
    • A título informativo, refira-se que há outro tipo de estágios com enquadramento legal distinto dos promovidos no âmbito do Programa que estão sujeitos ao regime obrigatório de contribuição para a Segurança Social
  • As faltas do estagiário devem ser descontadas no valor da Bolsa de Estágio e no subsídio de refeição?

    Devem ser descontadas as seguintes faltas:

    • Faltas injustificadas
    • As faltas justificadas por motivo de acidente, desde que a responsabilidade civil daí decorrente se encontre coberta pelo contrato de seguro de acidentes pessoais previsto na alínea d) da cláusula 3ª do Contrato de Estágio
    • Outras faltas justificadas, nos mesmos termos em que tal aconteça para a generalidade dos trabalhadores da entidade promotora
  • Como deve a IES descontar na Bolsa de Estágio e no subsídio de refeição as faltas registadas pelo estagiário?

    Para efeitos de cálculo do valor a descontar na Bolsa de Estágio e no subsídio de refeição do estagiário são utilizadas as fórmulas constantes na cláusula 6ª, ponto 4 do Contrato de Estágio. Esta informação terá de ser facultada à IES pela empresa com a devida urgência de modo a que se faça o correto pagamento da Bolsa de Estágio.

  • Como deve proceder a empresa no caso de se registarem faltas por parte do estagiário?

    As faltas tanto podem ser justificadas como injustificadas.

    As faltas justificadas, e exceto se existir uma suspensão do estágio conforme previsto na cláusula 7ª do Contrato de Estágio, não podem ser superiores a 15 dias consecutivos ou interpolados.

    As faltas injustificadas não podem ser superiores a 5 dias consecutivos ou interpolados.

    A ultrapassagem do número limite de faltas, justificadas ou injustificadas, implicará a exclusão do estagiário do Programa, cabendo à empresa devolver à IES todos os valores não pagos ao estagiário.

    A empresa tem que informar a IES das faltas injustificadas, ou outros incidentes que possam incorrer durante o estágio, e que possam conduzir a uma alteração no pagamento da Bolsa de Estágio no âmbito deste Programa.

  • Onde posso consultar o Regulamento e restante informação contratual do Programa?

    O Regulamento e restante informação pré-contratual do Programa estão disponíveis para consulta neste link.

Instituições de Ensino Superior aderentes às Bolsas de Estágio Santander Universidades

  • Instituições aderentes com Bolsas de Estágio disponíveis (ou em formalização)
    • Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP)
    • Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
    • Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria
    • Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias
    • IADE
    • Instituto Politécnico da Guarda
    • Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior Agrária
    • Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Educação
    • Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde
    • Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Tecnologia e Gestão
    • Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior Agrária de Bragança
    • Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela
    • Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Educação de Bragança
    • Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Saúde de Bragança
    • Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança
    • Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior Agrária
    • Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação
    • Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Gestão
    • Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Tecnologia
    • Instituto Politécnico de Coimbra - ESAC, Escola Superior Agrária de Coimbra
    • Instituto Politécnico de Coimbra - ESEC, Escola Superior de Educação de Coimbra
    • Instituto Politécnico de Coimbra - ESTGOH, Escola Superior de Tecnologia de Oliveira do Hospital
    • Instituto Politécnico de Coimbra - ESTSC, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
    • Instituto Politécnico de Coimbra - ISCAC, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
    • Instituto Politécnico de Coimbra - ISEC, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
    • Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior Agrária
    • Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação
    • Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Saúde
    • Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Tecnologia e Gestão
    • Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior Agrária
    • Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Desporto
    • Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação
    • Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Gestão e Tecnologia
    • Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Saúde
    • Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Ciências Empresariais
    • Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Educação de Setúbal
    • Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde
    • Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
    • Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro
    • Instituto Politécnico de Viana do Castelo
    • Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
    • Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa
    • Instituto Português de Administração de Marketing do Porto
    • Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
    • Instituto Superior Miguel Torga
    • Instituto Superior Politécnico Gaya - Escola Superior de Ciência e Tecnologia
    • Instituto Superior Politécnico Gaya - Escola Superior de Desenvolvimento Social e Comunitário
    • Instituto Superior Politécnico Gaya - Escola Superior de Educação de Santa Maria
    • Instituto Universitário da Maia - ISMAI
    • ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão
    • ISAL - Instituto Superior de Administração e Línguas
    • ISLA Santarém - Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém
    • Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões
    • Universidade da Beira Interior - Faculdade Artes e Letras
    • Universidade da Beira Interior - Faculdade Ciências
    • Universidade da Beira Interior - Faculdade Ciências da Saúde
    • Universidade da Beira Interior - Faculdade Ciências Sociais e Humanas
    • Universidade da Beira Interior - Faculdade Engenharias
    • Universidade da Madeira - Escola Superior de Saúde
    • Universidade da Madeira - Faculdade de Artes e Humanidades
    • Universidade da Madeira - Faculdade de Ciências da Vida
    • Universidade da Madeira - Faculdade de Ciências Exactas e da Engenharia
    • Universidade da Madeira - Faculdade de Ciências Sociais
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Ambiente e Ordenamento
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Biologia
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Educação
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Engenharia Civil
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Engenharia Mecânica
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Física
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Geociências
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Línguas e Culturas
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Matemática
    • Universidade de Aveiro - Departamento de Química
    • Universidade de Aveiro - Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro Norte (ESAN)
    • Universidade de Aveiro - Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA)
    • Universidade de Aveiro - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA)
    • Universidade de Aveiro - Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA)
    • Universidade de Lisboa - Faculdade de Ciências
    • Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana
    • Universidade de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia
    • Universidade de Lisboa - Instituto Superior Técnico
    • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias
    • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola de Ciências da Vida e do Ambiente
    • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola de Ciências e Tecnologia
    • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola de Ciências Humanas e Sociais
    • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola Superior de Enfermagem de Vila Real
    • Universidade de Évora - Escola de Artes - Departamento de Arquitectura
    • Universidade de Évora - Escola de Artes - Departamento de Artes Cénicas
    • Universidade de Évora - Escola de Artes - Departamento de Artes Visuais e Design
    • Universidade de Évora - Escola de Artes - Departamento de Música
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia - Departamento de Biologia
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia - Departamento de Desporto e Saúde
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Rural
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia - Departamento de Fitotecnia
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia - Departamento de Física
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia - Departamento de Geociências
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia - Departamento de Informática
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia - Departamento de Matemática
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia - Departamento de Medicina Veterinária
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia - Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia - Departamento de Química
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia - Departamento de Zootecnia
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais - Departamento de Economia
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais - Departamento de Filosofia
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais - Departamento de Gestão
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais - Departamento de História
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais - Departamento de Linguística e Literaturas
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais - Departamento de Pedagogia e Educação
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais - Departamento de Psicologia
    • Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais - Departamento de Sociologia
    • Universidade de Évora - Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus - Departamento de Enfermagem
    • Universidade do Algarve - Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina
    • Universidade do Algarve - Escola Superior de Educação e Comunicação
    • Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
    • Universidade do Algarve - Escola Superior de Saúde
    • Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências e Tecnologia
    • Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
    • Universidade do Algarve - Faculdade de Economia
    • Universidade do Algarve - Instituto Superior de Engenharia
    • Universidade do Minho - Escola de Arquitectura
    • Universidade do Minho - Escola de Ciências
    • Universidade do Minho - Escola de Ciências da Saúde
    • Universidade do Minho - Escola de Direito
    • Universidade do Minho - Escola de Economia e Gestão
    • Universidade do Minho - Escola de Engenharia
    • Universidade do Minho - Escola de Psicologia
    • Universidade do Minho - Escola Superior de Enfermagem
    • Universidade do Minho - Instituto de Ciências Sociais
    • Universidade do Minho - Instituto de Educação
    • Universidade do Minho - Instituto de Letras e Ciências Humanas
    • Universidade do Porto - Faculdade de Arquitetura
    • Universidade do Porto - Faculdade de Belas Artes
    • Universidade do Porto - Faculdade de Ciências
    • Universidade do Porto - Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação
    • Universidade do Porto - Faculdade de Desporto
    • Universidade do Porto - Faculdade de Direito
    • Universidade do Porto - Faculdade de Economia
    • Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia
    • Universidade do Porto - Faculdade de Farmácia
    • Universidade do Porto - Faculdade de Letras
    • Universidade do Porto - Faculdade de Medicina
    • Universidade do Porto - Faculdade de Medicina Dentária
    • Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
    • Universidade do Porto - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
    • Universidade do Porto - Porto Business School
    • Universidade dos Açores
    • Universidade Europeia
    • Universidade Lusíada - Faculdade de Arquitectura e Artes
    • Universidade Lusíada - Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
    • Universidade Lusíada - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
    • Universidade Lusíada - Faculdade de Direito
    • Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
    • Universidade Nova de Lisboa - Instituto de Higiene e Medicina Tropical
    • Universidade Nova de Lisboa - ISEGI
    • Universidade Portucalense Infante D. Henrique - Departamento de Direito
    • Universidade Portucalense Infante D. Henrique - Departamento de Economia, Gestão e Informática
    • Universidade Portucalense Infante D. Henrique - Departamento de Psicologia e Educação
    • Universidade Portucalense Infante D. Henrique - Departamento de Turismo, Património e Cultura
    • Universidade Lusófona - Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde
    • Universidade Lusófona - Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    • Universidade Lusófona - Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    • Universidade Lusófona - Escola de Psicologia e Ciências da Vida
    • Universidade Lusófona - Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    • Universidade Lusófona - Faculdade de Direito
    • Universidade Lusófona - Faculdade de Educação Física e Desporto
    • Universidade Lusófona - Faculdade de Engenharia
    • Universidade Lusófona - Faculdade de Medicina Veterinária
    • Universidade Lusófona - Instituto Politécnico do Oeste
    • Universidade Lusófona - ISG
    • Universidade Lusófona do Porto
    • Universidade Lusófona - ISCAD