Cartão Refeição

Um cartão criado para pagar o subsídio de refeição aos seus colaboradores, com benefícios fiscais.

O Cartão Refeição é indicado para...

Fazer o pagamento do subsídio de refeição

Pode emitir cartões e gerir os pagamentos de subsídio de refeição diretamente no NetBanco Empresas.

Os colaboradores consultarem o saldo

Os colaboradores consultam saldo e movimentos do cartão mesmo sem ser clientes do Santander.

Obter poupança fiscal para a empresa e colaboradores

Tanto a empresa como os colaboradores descontam menos impostos sobre essa parcela do ordenado.

Cartão Santander

Cartão pré-pago

 

Para a sua empresa efetuar o pagamento mensal do subsídio de refeição aos seus colaboradores.

Comissões

Comissão de disponibilização

 

0€

Montante

Emissão e carregamentos

 

Através do NetBanco Empresas.

 

Cada cartão é carregado mensalmente, com o montante relativo ao subsídio de refeição do seu colaborador.

As seguintes tarefas são realizadas exclusivamente através do NetBanco Empresas:

 

  • Pedidos de emissão de cartões (os cartões são expedidos automaticamente para a morada da empresa);
  • Carregamento de subsídios de refeição;
  • Consulta e extração de relatórios de carregamento dos cartões.
Mealheiro

Poupança fiscal para a sua empresa

 

Poupança fiscal anual de 206,91€ por colaborador com o Cartão Refeição (871,20€(1) x 23,75%), através da redução do valor diário de subsídio de refeição sujeito à Taxa Social Única (TSU) de 23,75%.

Benefícios fiscais

Poupança fiscal para os seus colaboradores

 

Poupança fiscal em sede de IRS (871,20€(1) x taxa aplicável ao colaborador) e Taxa Social Única (871,20€(1) x 11%).

Segurança

Utilização e segurança

 

Os seus colaboradores podem utilizar o Cartão Refeição com segurança (através de código PIN) a nível nacional, em todos os comerciantes do setor alimentar pertencentes às Redes Visa e Multibanco.

Cartão sem limitação a uma rede de parceiros
Os seus colaboradores podem utilizar o Cartão Refeição a nível nacional, em todos os comerciantes do setor alimentar aderentes às Redes Visa e Multibanco.



Mais segurança com movimentação através de PIN
Para fazer pagamentos com o Cartão Refeição é necessário introduzir o Código Pessoal Secreto (PIN). Os seus colaboradores podem alterar o PIN do seu cartão a qualquer momento num terminal ATM.



Sem encargos ou comissões para os colaboradores
Não existem quaisquer encargos para os seus colaboradores, nem é cobrada uma comissão de inatividade. Não é necessário que os
seus colaboradores sejam clientes particulares do Santander.



Consulta de saldos e movimentos online
Os seus colaboradores podem consultar o saldo os movimentos do seu Cartão Refeição, através do NetBanco Particulares (se forem clientes Santander) ou na área reservada para não clientes.

Tecnologia contacteless

Pagamentos com Contactless

 

O Cartão Refeição está equipado com tecnologia Contactless, o que significa que, para pagamentos até 50€, basta encostar o cartão ao terminal de pagamentos e não precisa de colocar o PIN.

A tecnologia Contactless reforça a segurança de pagamentos de baixo valor, uma vez que o cartão nunca sai da sua mão e não precisa de colocar o seu PIN em público.

 

Para além disso, existem situações em que, mesmo utilizando a tecnologia Contactless, pode se rnecesssário introduzir o PIN do cartão:

  • Na primeira compra com Contactless, independentemente do valor
  • Pagamentos superiores a 50€
  • Pagamentos consecutivos que atinjam os 150€
  • Ocasionalmente, por motivos de segurança.
mobile santander

Pagamentos com MB WAY

 

Pode realizar pagamentos em lojas com o MB WAY, por QR Code ou NFC. 

 

Para saber como aderir ao serviço e/ou realizar os pagamentos visite o site do MB WAY.

investimento socialmente responsável

Material biodegradável

 

É um cartão biodegradável, com selo de qualidade Carbon Neutral para reduzir a pegada ambiental e que nos pode ajudar a reciclar quando terminar a sua validade.


Como posso reciclar o cartão e poupar o ambiente?

Abastecer Combustível

Desconto imediato ao abastecer em combustíveis na Repsol

 

Tem também isenção da taxa gasolineira.

Quer ver o saldo do seu Cartão Refeição?

Saiba como consultar o saldo e os movimentos do Cartão Refeição na App Santander ou no NetBanco, seja ou não seja cliente Santander.

Perda, roubo ou fraude com o seu cartão?

Deverá comunicar-nos de imediato.

Perda ou roubo: ligue para +351 217 807 393.

Fraude: ligue para +351 217 807 155.

De Portugal ou do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional).

O seu cartão Santander abre-lhe um mundo de parcerias

Descubra as parcerias que criámos para o ajudar a ganhar mais em todos os momentos do seu dia.

Como pedir o Cartão Refeição?

  • Online

    O Cartão Refeição só pode ser pedido através do NetBanco Empresas.

    Desktop
  • Dúvidas?

    Linha Santander Empresas

    +351 217 807 130

    De Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional).

    Atendimento personalizado, dias úteis das 8h às 20h.

    Telefone fixo

Notas

(1) O Orçamento de Estado estabelece limites superiores de isenção fiscal para o subsídio de refeição se o pagamento for efetuado através de vale refeição, ou meio de pagamento equiparável como o Cartão Refeição, em vez de realizado através de numerário:

  • O subsídio de refeição pago em numerário não é sujeito a tributação até ao valor de referência diário (6,00€)
  • O subsídio de refeição pago através do Cartão Refeição beneficia de uma não sujeição a tributação até 160% do valor de referência (9,60€)
  • Este enquadramento permite um benefício fiscal adicional sobre 3,60€ por colaborador/dia. O equivalente a uma poupança fiscal adicional sobre 79,20€ por mês (3,60€ x 22 dias) e 871,20€ por ano (3,60€ x 22 dias x 11 meses).

Inclui Taxa Adicional de Solidariedade (sem ponderação de valor mínimo) e Sobretaxa (considerando que o valor relativo ao ordenado mínimo é deduzido ao ordenado base e não ao subsídio de refeição).

Para mais informações, consulte o seu gestor, um balcão ou Direção Comercial de Empresas (DCE).

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).